19 de Março, 2024

É NOTÍCIA: Riquinho promete “boicotar” realização do Afrobasket em Angola

Henrique Miguel “Riquinho” confirmou à redacção do Bola Em Campo que vai apresentar uma queixa ao Tribunal Arbitral dos Desportos sobre a dívida que o governo angolano, por via do Comité Organizador do Campeonato Africano Sénior Masculino, tem com a sua empresa “Casa Real”, contraída aquando da realização do Afrobasket 2007. O passivo ronda a volta dos 30 milhões de dólares norte-americanos, um valor que, volvidos 17 anos, não foi pago pelo governo angolano. Riquinho, como é tratado, ameaçou apresentar uma queixa ao Tribunal Arbitral dos Desportos, depois da Federação Africana de Basquetebol (FIBA África) ter confirmado a cedência da organização do 31° Campeonato Africano de Basquetebol a Angola, em 2025. O responsável da Casa Real e pai de Selton e Rifen Miguel, ambos a evoluírem nos Estados Unidos da América, está a preparar todo dossiê para dar entrada ao Tribunal Arbitral dos Desportos. Entretanto, sobre este assunto, a Imparcial Press noticiou, ontem, Segunda-feira, 18, que na altura a Casa Real celebrou um contrato de «gestão dos direitos de publicidade e marketing» com a FIBA África, tendo pago neste mesmo período perto de 4,5 milhões de dólares. O mesmo site refere que sem estes valores a realização da prova estaria comprometida, pois, o governo só havia disponibilizado dinheiro para o Comité Organizador do Campeonato Africano de Basquetebol, no dia 15 de Agosto do mesmo ano.

É NOTÍCIA: Riquinho promete “boicotar” realização do Afrobasket em Angola Read More »

É NOTÍCIA: Luís Boa Morte substitui Baciro Candé no comando dos Djurtus

Por via da sua página oficial do Facebook, o Fulham FC, equipa inglesa, anunciou o fim do contrato do seu treinador adjunto, Luís Boa Morte, ex-futebolista e treinador português. Entretanto, numa outra nota, pela mesma via, a Federação Bissau-guineense anunciou nesta amanhã, 19, a contratação de Luís Boa Morte para comandar a selecção nacional daquele país lusófono em substituição de Baciro Candé, que terminou o seu vínculo contratual. Luís Boa Morte já irá orientar a dupla partida que os Djurtus irão realizar em Marrocos frente ao Sudão nesta Data FIFA. Os próximos desafios colocados ao ex-internacional português passam por apurar a Guiné-Bissau na próxima 35ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que será realizado em Marrocos, no de 2025. Recorde-se que Luís Boa Morte esteve com a selecção portuguesa no Mundial de 2006, disputado na Alemanha, no mesmo grupo em que estiveram os Palancas Negras.

É NOTÍCIA: Luís Boa Morte substitui Baciro Candé no comando dos Djurtus Read More »

É NOTÍCIA: Wydad escolhe entre Alexandre Santos ou Carlos Queirós

Com a rescisão amigável de Banzart, técnico tunisino e a direcção do Wydad, o clube marroquino está no mercado a procura de um novo técnico e dois nomes estão bem caminhados para a escolha final. Carlos Queirós, ex-seleccionador do Egipto, e Alexandre Santos, que actualmente orienta o Petro de Luanda, estão na lista para dirigir a equipa que está em 5º lugar na Botola Pro, segundo apurou o Bola Em Campo junto da imprensa marroquina. O Wydad, que há uma temporada e meia mudou de treinador por 6 ocasiões, há muito que vem desejado o técnico do Petro de Luanda, mas nunca quis pagar a cláusula de rescisão avaliada em 600 mil euros, segundo sabe este portal. Porém, o momento delicado porque passa o Vice-campeão africano de clubes pode levar mais mesmo a ‘bater’ a cláusula de rescisão de Alexandre Santos. Todavia, caso as coisas não dêem certo, a direcção do Wydad pode investir um balúrdio de dinheiro para contratar o renomado técnico luso-moçambicano Carlos Queirós, segundo avança a imprensa daquele país magrebino. Na Liga Botola Pro, o Wydad tem apenas 34 pontos na 5ª posição, sendo que o número máximo de pontos que pode atingir é de 55, ficando assim de fora da próxima edição da Liga dos Clubes Campeões de África, 2024-25.

É NOTÍCIA: Wydad escolhe entre Alexandre Santos ou Carlos Queirós Read More »

É NOTÍCIA: Bastos só volta à Selecção com uma nova presidência na FAF

É um assunto que já suscitou vários debates em alguns círculos do desporto nacional. A ausência de Bastos Quissanga nas convocatórias da selecção ‘AA’ de Angola continua a fazer ecos, numa altura em que o defesa central assegurou a braçadeira de capitão do seu mais novo clube, o Botafogo do Brasil. Sobre o assunto, uma fonte ligada à Federação Angolana de Futebol (FAF) e ao jogador contou à redacção do Bola Em Campo que a não vinda de Bastos Quissanga à selecção nacional nada tem a ver com o técnico Pedro Gonçalves, e que se dependesse dele, Bastos estaria no último Campeonato Africano das Nações, organizado e vencido pela Costa do Marfim. «Isto é um assunto que entristece todos nós. Mas algumas pessoas que dirigem a FAF acham que a selecção é propriedade deles. Sei que Bastos Quissanga não vem à selecção porque José Carlos, Vice-presidente da FAF, assim entendeu, pelo facto de o jogador ter manifestado sobre algumas situações menos boas que vinham acontecendo na selecção. De lá para cá, ele foi riscado», disse. É do entender da fonte que um provável regresso de Bastos Quissanga só será possível com a chegada de um novo elenco na FAF. «Vamos ter eleições na FAF este ano. Caso o elenco de Artur Almeida e Silva perca as eleições, que, a meu ver, vai mesmo acontecer, apesar de toda manobra que se tenta criar por este elenco, Bastos Quissanga poderá voltar aos Palancas Negras, pois, ele ainda seria preponderante para as opções do actual técnico», opinou. A fonte, que preferiu o anonimato, fez saber que sobre esta situação seria bom que o novo Ministro da Juventude e Desportos procurasse saber do porquê de tanta especulação em volta da ausência do jogador formado no Atlético Sport Aviação (ASA) e no Petro de Luanda. Bastos Quissanga, que trocou o futebol árabe pelo brasileiro, é actualmente uma das peças fundamentais do eixo defensivo do Botafogo do Brasil. Nos últimos jogos da equipa brasileira, o atleta de 30 anos tem ostentado a braçadeira de capitão.

É NOTÍCIA: Bastos só volta à Selecção com uma nova presidência na FAF Read More »