Apesar de o técnico Pedro Gonçalves ter dito que “o assunto Clyton Mata está encerrado”, o comentador do Bola Em Campo, Olgário Catanha, entende que se a Federação Angolana de Futebol quiser uma nova aproximação com o defesa esquerdo do Lyon de França será aceite, desde que haja intenção das duas partes, até porque «a situação do jogador nunca chegou a ser clara».
«Pelo que sabemos, o jogador nunca de forma oficial chegou a negar representar Angola, pois, também sei que é desejo do pai do jogador vê-lo a continuar a jogar por Angola. Quem sabe?! Nunca é demais tentar uma nova aproximação com o jogador», disse.
Em bom momento de forma no seu clube, Clyton Mata teve a sua estreia pelos Palancas Negras em 2014, convocado pelo ex-técnico dos Palancas Negras, Romeu Filemon.
Porém, nas últimas convocatórias feitas pelo actual seleccionador nacional Pedro Gonçalves, o jogador não se fez presente, levantando assim rumores de um possível afastamento dos Palancas Negras.
Fontes garantem que o lateral, que trocou o Clube Brugge da Liga belga pelo Lyon de França, foi riscado das opções de Pedro Gonçalves por este não ter respondido as chamadas para a selecção nacional.
«Foi ele quem me ligou a dizer que estava disponível para servir a selecção. Mas, a dado momento não respondia as chamadas. Já não vamos contar com ele», disse na altura Pedro Gonçalves.