Com 74 golos em 30 jogos, média de 2,4 por partida, o ataque do Petro de Luanda, campeão do Girabola ‘2021/22, terminou em alta e próximo do nível de algumas equipas renomadas da Europa, casos de Manchester City, Liverpool e Chelsea (Inglaterra), PSG e Rennes (França), Inter de Milão e Lazio (Itália), Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique, Borussia Dortmund e RB Leipzig (Alemanha), Porto, Benfica e Sporting (Portugal).
Apesar das referidas equipas terem disputado entre 34 e 38 jogos, em função da composição dos respectivos campeonatos, ainda assim, o registo dos tricolores no Girabola 2021-22 é digno de realce.
Na Premier League, designação da prova inglesa, o City terminou com 80 golos, o Liverpool, 94 e o Chelsea, 76, em 38 jogos. Em França (Liga 1), o PSG, em igual número de partidas, visou as balizas contrárias por 90 vezes, o Marselha, 63, e o Mónaco, 65. Já na Itália (Série A), o campeão AC Milan marcou, 69, o Inter de Milão, 84 e o Napoli 74.
Em Espanha (La Liga), o Real Madrid, vencedor da competição, viu o respectivo plantel somar 80 tentos, o Barcelona fez 68 e o Atlético de Madrid, 65. Na Alemanha (Bundesliga), em 34 partidas, os diferentes sectores do Bayern de Munique registaram 97 golos, o Borussia Dortmund, 85, e o Bayern Leverkusen, 80.
Em Portugal, também em 34 desafios, o Porto foi demolidor ao balançar as malhas das balizas por 86 vezes, o Sporting fê-lo por 73, e o Benfica, 78.
Campeões nacionais a duas jornadas do fim da competição, os petrolíferos do Eixo Viário mantiveram, apesar da consagração antecipada, o engodo pelas redes das balizas adversárias, sendo as mais recentes a do Recreativo do Libolo, vitória por 2-0, com golos de Maya e Job, e do Interclube, empate a uma bola, no encerramento do Girabola.
Todo direito: Jornal de Angola.