O Comité Olímpico Angolano está em dia de voto, hoje, terça-feira, 25, na sua Sede. Estima-se que 32 Federações apresentaram as suas candidaturas para o cadeirão máximo do COA para o ciclo olímpico 2020-24.
O período de votação vai até as 15 horas desta terça-feira. Na lista eleitoral constam 51 homens e 24 senhoras, que manisfestaram o desejo da presidência do Comité Olímpico Angolano.
António da Luz, membro do COA, em entrevista à Rádio Cinco, disse que para a votação vão 75 elementos no total e que o histórico Olímpico é um dos pressupostos para se concorrer.
«Temos 51 homens, 24 senhoras para as eleições de hoje. Temos também algumas exigências para se concorrer. Pois, a carta olímpica defende que é preciso, nalguns casos, ter um histórico Olímpico para se concorrer à presidência do Comité Olímpico Angolano», explicou.
António da Luz disse, também, que são as instituições desportivas que devem apresentar os seus candidatos, apesar de haver também candidatos a título individual.
«Quem oficializa a candidatura de cada membro são as instituições desportivas, o Comité Olímpico Angolano apenas envia as fichas. Quanto aos candidatos a título individual, esses sim, devem apresentar 30 subscrições para poderem concorrer», disse.
Importa referir que várias Federações apresentaram as suas candidaturas, com realce para as Federações de futebol, basquetebol e andebol. Recorde-se que a votação vai até as 15 horas desta terça-feira, na sede do Comité Olímpico Angolano.