As constantes brigas e insurgimemento nas decisões da equipa de arbitragem têm merecido duras críticas dos analistas desportivos e jornalistas que consideram uma atitude reprovável a todos os níveis.
Entretanto, no jogo da 12ª jornada em que os Lundas venceram no Estádio 22 de Junho o Interclube, viu-se por várias vezes os jogadores do Sagrada Esperança bem como a equipa técnica a insurgirem-se contra as decisões do árbitro ao seu desfavor.
Pela reportagem da Rádio Cinco, ouvia-se por várias vezes o jornalista Domingos Quitumba, bem como o comentador Paulo Tomás a abordarem sobre a atitude dos jogadores do clube diamantífero.
Entretanto, nas redes socais e em grupos do WhatsApp, a nossa Redacção também leu e ouviu críticas a respeito do assunto, pelo que os analistas «pedem calma e coerência aos jogadores e a equipa técnica, até porque no entender dos analistas os Lundas têm praticado bom futebol». Numa outra mensagem num grupo do WhatsApp pudemos ler o seguinte: «Isso que vocês viram no 22 de Junho não é nada. Quem já esteve no Dundo sabe o que estou a dizer, eles pressionam o árbitro do primeiro até ao último minuto, até parece equipas do magrebe. Isso não é bom para o nosso futebol», lê-se.
Recorde-se que na 8ª jornada no jogo, realizado no Moxico, entre Sagrada Esperança e Bravos do Maquis, Roque Sapiri chegou a ser expulso por ter se insurgido nas decisões da equipa de árbitragem.