Após o sucesso na primeira edição, em Kigali, Rwanda, a Liga Africana de Basquetebol “BAL” vai agora para a segunda edição, a realizar-se em três cidades, de Março a Maio.
A notícia foi veiculada na página oficial da BAL, dando conta de que desta vez a competição terá uma nova dinâmica, tal como havia sido planificada no início, mas se viu obrigada a alterar devido à pandemia da Covid-19, que afecta o mundo.
Esta segunda edição vai obedecer a seguinte ordem, de 5 a 15 de Março será em Dakar, no Senegal, de 9 a 19 de Abril será no Cairo, Egipto, e de 21 a 28 de Maio será em Kigali, no Rwanda, onde será a final.
A primeira edição foi vencida pelo Zamalek do Egipto, tendo vencido o Us Monastir na final, por 76-63, e o representante angolano saído na terceira posição, ao vencer os Patriots por 97-68.
Nesta segunda edição será representada pelo Petro Atlético de Luanda, na qualidade de vencedor do último Campeonato Nacional de Basquetebol.
A BAL é um modelo de liga inspirada na National Basketball Asosiation “NBA”, cuja organização e a linha de financiamento estará a cabo da NBA.