É NOTÍCIA: Morre aos 58 anos Dikembe Mutombo, lenda da NBA

Dikembe Mutombo, uma das maiores figuras do basquetebol e um ícone global do humanitarismo, faleceu nesta segunda-feira, aos 58 anos, vítima de cancro no cérebro. Conhecido...



Dikembe Mutombo, uma das maiores figuras do basquetebol e um ícone global do humanitarismo, faleceu nesta segunda-feira, aos 58 anos, vítima de cancro no cérebro. Conhecido tanto pelas suas proezas dentro de campo quanto pelo seu trabalho em causas sociais, o ex-jogador deixa um legado que transcende o desporto.

Mutombo destacou-se como um dos melhores defensores da história da NBA, sendo eleito oito vezes para o All-Star Game e quatro vezes como Melhor Defensor da Liga. Contudo, foi o seu empenho fora de campo, particularmente em iniciativas de saúde e educação em África, que consolidou a sua imagem como um verdadeiro humanista.

Após se aposentar da NBA em 2009, Mutombo intensificou os seus esforços filantrópicos, especialmente através da Fundação Dikembe Mutombo, criada em 1997. A sua organização construiu hospitais e clínicas na sua terra natal, a República Democrática do Congo, proporcionando acesso a cuidados de saúde a milhares de pessoas.

«Era maior do que a vida. Dentro de campo, foi um dos melhores a desarmar lançamentos e um dos melhores defensores da história da NBA. Fora dele, dedicou-se de alma e coração a ajudar os outros», disse Adam Silver, comissário da NBA.

Mais do que um atleta

Mutombo utilizou a sua plataforma no desporto para mobilizar recursos e sensibilizar o mundo para questões sociais, sendo nomeado o primeiro embaixador global da NBA. “Mount Mutombo”, como era apelidado pela sua imponente estatura de 2,18 metros, via o basquetebol como uma ponte para tocar a vida de milhões de pessoas, especialmente em África.

Mesmo após a sua aposentadoria, continuou a ser uma figura influente, defendendo iniciativas de desenvolvimento no seu país e ao redor do mundo. Entre os seus feitos mais notáveis está a construção do Hospital Biamba Marie Mutombo em Kinshasa, em homenagem à sua mãe, que se tornou uma referência em cuidados de saúde na região.

A morte de Mutombo deixa uma lacuna tanto no mundo do desporto quanto no campo da filantropia, sendo recordado não apenas pelos seus feitos no basquetebol, mas sobretudo pelo seu incansável compromisso com as causas sociais.

Picture of Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023