—————————————————
O calendário da Federação Angolana de Futebol (FAF), para a próxima época 2025-26, é visto como um sufoco para os clubes angolanos que vão às eliminatórias de acesso à Liga dos Clubes Campeões Africanos, bem como à Taça das Confederações, tudo porque, na semana do arranque do Girabola, nos dias 20 e 21 de setembro, coincide, igualmente, com a primeira mão das eliminatórias da CAF.
Petro, Wiliete, 1.º de Agosto e Kabuscorp correm o risco de chegar às provas da CAF sem qualquer jogo oficial, já que o Girabola só começa a 20 de setembro, segundo o comunicado do órgão reitor do futebol nacional, divulgado ontem, sexta-feira, 18, à imprensa.

Entretanto, sabe-se que a FAF fez o calendário baseado na participação dos Palancas Negras na próxima edição do CHAN, que arranca em agosto, na Tanzânia, Uganda e Quénia.
Uma fonte de um dos quatro clubes nacionais que vão às competições da CAF alerta, ao BEC, sobre o perigo da calendarização da FAF para os clubes que vão às competições da CAF.
«Este calendário é um sufoco para nós. Corremos o risco de ir às competições da CAF sem jogos oficiais. A FAF devia ter um ‘plano B’, até porque, se as quatro equipas entrarem na fase de grupos, a nossa FAF vai ter benefícios financeiros, daí que devia pensar mais em nós», disse.
