———————————————-
Está dado o alerta: Alves Simões vai passar “pente-fino” aos três clubes que subiram à primeira divisão do futebol nacional, vulgo Girabola, época 2025-26.
O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF) deixou claro, na última conferência de imprensa, realizada no dia 16, que visou balancear a época finda, bem como a prestação dos Palancas Negras na última edição da Taça COSAFA, que vai exigir condições palpáveis aos três clubes que chegaram ao Girabola, nomeadamente o 1.º de Maio de Benguela, o Redonda FC do Bengo, e o Guelson FC, equipa da capital do país.
«Não basta só adquirir o passe para o Girabola, nem provar no papel que tem patrocínio. Vamos exigir condições e garantias palpáveis para se evitar desistências. Vamos reunir, nos próximos dias, com os três clubes que subiram ao Girabola», avisou.

Alves Simões fez saber, igualmente, que o seu elenco estará também atento aos negócios viciantes praticados por muitos técnicos no Girabola.
«Os treinadores que recebem ‘mixa’ para pôr jogadores a jogar, vamos tomar medidas. Estaremos atentos a estas práticas», alertou.
Sobre os árbitros, também foram deixados avisos de que a FAF será implacável na sua actuação contra os juízes que defraudarem de forma abusiva.
«Quanto aos árbitros, Alves Simões disse que serão duros com as más práticas que mancham o futebol nacional. Nós vamos ser duros sobre estas questões. Não vamos deixar que estas coisas firam o futebol», disse.