———————————————-
O Girabola 2024-25 vai parar por dois meses para dar lugar à participação da Selecção Nacional de Angola no Campeonato Africano das Nações (CHAN), destinado a jogadores que actuam nos respectivos países, a ser realizado na Tanzânia, Quénia e Uganda, em Fevereiro de 2025.
Por este facto, a direcção cessante da Federação Angolana de Futebol (FAF) decidiu paralisar o campeonato da primeira divisão, uma decisão criticada pelo comentador do Bola Em Campo, Olgário Catanha. No entender do comentador, seria preferível mandarmos a selecção Sub-20 ou Sub-23 para esta competição e deixarmos o campeonato seguir o percurso normal.
«Não consigo compreender por que razão a FAF tomou essa decisão. Para mim, seria útil até mandarmos a selecção Sub-20 ou Sub-23. Seria uma forma de estarmos também a preparar o futuro do nosso futebol», disse.
Olgário Catanha pede à nova direcção da FAF, liderada por Alves Simões, que reveja o calendário, permitindo que os clubes joguem até meados de Janeiro de 2025.
«Eu gostava de pedir ao presidente Alves Simões para rever esta situação. Pelo menos, o campeonato deve ser jogado até meados de Janeiro de 2025. É muito tempo que os clubes vão ficar sem jogar. Aliás, o CHAN ainda não tem grande significado, veja que vários países do Magrebe desistiram do torneio», apelou.
Recorde-se que a Copa das Nações Africanas de 2025 (CHAN) será realizada de 1 a 28 de Fevereiro no Uganda, Quénia e Tanzânia. Angola fará a sua quinta participação nesta competição destinada a jogadores que actuam nos seus respectivos países.