———————————————
O Mundial de Clubes, que tradicionalmente reúne os seis campeões continentais e o clube do país anfitrião, passará a ser disputado a cada quatro anos, com a próxima edição marcada para 15 de Junho a 13 de Julho de 2025, nos Estados Unidos.
A FIFA determinou que os clubes devem utilizar as suas equipas principais na competição, sob pena de enfrentarem sanções disciplinares.
«A legitimidade é clara, pois há uma hierarquia definida na modalidade. Os clubes filiados às federações-membro devem respeitar os regulamentos e estatutos da FIFA. Se for evidente que um clube não apresenta a sua melhor equipa, será aberto um processo disciplinar», afirmou Gonçalo Almeida, advogado e juiz da Câmara de Agentes do Tribunal de Futebol da FIFA, em declarações à agência Lusa.
A competição contará com 32 equipas, incluindo representantes de cinco confederações, entre elas o Benfica e o FC Porto. O sorteio para definir os oito grupos de quatro equipas será realizado na próxima quinta-feira. As duas melhores de cada grupo irão avançar para a fase eliminatória, que será disputada em jogos únicos a partir dos oitavos-de-final.
Gonçalo Almeida destacou ainda que, sendo uma competição oficial, espera-se que os clubes priorizem o melhor desempenho possível. «Haverá margem para uma gestão pontual de jogadores, mas se ficar evidente uma decisão intencional de não utilizar os melhores atletas, a FIFA tomará medidas», concluiu.