——————————————
Em entrevista ao site português www.zerozero.pt, Pedro Gonçalves foi questionado se o CAN integra o núcleo das melhores competições a nível internacional. O técnico dos Palancas Negras, que vive um momento de sonho, afirmou: «Na minha modesta opinião, o CAN é claramente a terceira maior competição de selecções a nível mundial, muito mais interessante do que uma Copa América ou uma Taça Asiática», expressou.
Para o técnico com o maior recorde de vitórias na Selecção Nacional de Angola, a prova africana tem mais interesse. «Acho que tem muito mais visibilidade e muito mais competitividade. Além disso, há particularidades próprias do continente. Todos os jogadores se empenham de forma exponencial cada vez que jogam», considerou.
Pedro Gonçalves destacou que no CAN é raro ver goleadas, sublinhando que os jogos são bastante equilibrados. «Normalmente, também não existem grandes goleadas, fruto do equilíbrio dos confrontos».
Sobre a chegada do VAR no futebol africano, o timoneiro nacional acredita que trouxe mais segurança. «A implementação do VAR veio normalizar ainda mais a prova, trazendo à tona a verdade desportiva. Apesar de as meias-finais terem sido disputadas por quatro candidatos, os duelos nunca tiveram um resultado previsível. A meu ver, este é o encanto do CAN», argumentou.
Recorde-se que Pedro Gonçalves conseguiu, mais uma vez, apurar Angola para a maior cimeira do futebol africano, que será disputada em Dezembro de 2025, no Reino de Marrocos.