—————————————
O Clube Desportivo Estoril de Praia, de Portugal, e o Clube angolano Progresso Associação Sambizanga, irão firmar, brevemente, um acordo de parceria para a organização e requalificação das instalações da equipa do Sambila.
O anúncio foi feito nesta Terça-feira, 6, em declaração à ANGOP, pelo presidente do clube português, Rui Costa, no quadro da visita efectuada ao clube angolano.

Rui Costa explicou que a direcção do Estoril está a analisar as cláusulas do protocolo, porque o clube Tryanon de Pernambuco do Brasil, de quem é parceiro, também está interessado o projecto da colectividade angolana.
Por sua vez, Domingos Tomás, presidente do Progresso Associação Sambizanga, congratulou-se com o acordo a ser firmado a nível das infra-estruturas, acrescentando que espera, igualmente, uma relação de aprendizado.

«O Progresso tem 50 anos e tem muito para aprender, fundamentalmente com uma congénere que possui já 85 anos de existência», disse.
Segundo Domingos Tomás, a formação portuguesa está, igualmente, interessada em eventuais talentos produzidos na formação interna, onde saíram referências como os antigos praticantes Salviano, Zico e Pedro Mantorras.

O Progresso Associação Sambizanga foi fundado em 1975, mercê da fusão de três equipas, designadamente; Juventude Unida do Bairro Alfredo (JUBA), Juventista e Vaza.
O Clube estreou-se no Campeonato Nacional de futebol (Girabola) em 1981, mas o único título conquistado, até agora, é a Taça de Angola, em 1996.