Domingos Chitamba, comentador do Bola Em Campo, fez uma análise minuciosa sobre os cinco primeiros classificados do Girabola 2023-2024. Para o jornalista e comentador desportivo, o campeonato está com um sabor agradável pelo facto de existir um ‘outsider’ da zona leste do país que está a animar a prova, o Desportivo da Lunda Sul, que, segundo ele, tem uma gestão sólida em três épocas desde que chegou ao Girabola na época 2021-2022.
«Parece-me que o Desportivo da Lunda Sul tem uma direcção que sabe o que quer, sei que não tem um orçamento aí além, mas sabem fazer a diferença com o que têm. É bem provável, pelo ritmo da carruagem, que venham conseguir um lugar nas competições africanas, o que seria inédito. É uma equipa modesta fundada em 2020», acreditou.

Falando ainda das equipas da zona leste, que tem o Sagrada Esperança no segundo lugar da classificação, Domingos Chitamba faz elogios ao técnico Roque Sapiri, porém, deixa um conselho ao jovem técnico diamantífero.
«O Sagrada Esperança é uma equipa muito forte dentro e fora de casa, agora que vão voltar aos seus aposentos, na Lunda Norte, será muito mais forte. Tem um treinador estudioso e ambicioso, que pode ser um dos melhores da região austral, mas precisa se desfazer dos maus costumes, deixar de criticar os árbitros e outras coisas, mas que estamos a acompanhar quando a sua equipa perde. Num futuro próximo vejo-lhe num Rúben Amorim, ou até mesmo Rolani Mukwene, técnicos jovens que estudam muito o futebol. Sapiri pode chegar lá se mudar de atitude», aconselhou.

Sobre o Petro de Luanda, que tem agora as atenções voltadas para o Girabola, o também jornalista disse que o Petro de Luanda é sempre o crónico candidato e vai, certamente, lutar para levar o tri-campeonato.
«O Petro é uma equipa que sabe o que faz, saiu da competição um pouco fragilizada, agora vai centrar as atenções no Girabola, apesar de ter perdido diante dos lundas do norte, ainda assim é o favorito a vencer a prova», disse.
Para o comentador do Bola Em Campo na Rádio, só dentro de mais quatro jornadas começará a se desenhar de facto quem irá ficar com o título desta edição do Girabola.
Quanto às competições africanas, Angola continua a ter quatro lugares, que, ao ver de Domingos Chitamba; «o Kabuscorp, Desportivo da Lunda e o 1° de Agosto irão lutar pelas vagas disponíveis. Isto irá embelezar cada vez mais as próximas jornadas do campeonato», acreditou.