É NOTÍCIA: Domingos Chitamba: «Roque Sapiri pode ser um Rolani Mukwene ou Rúben Amorim, porém, deve deixar certos costumes»

Domingos Chitamba, comentador do Bola Em Campo, fez uma análise minuciosa sobre os cinco primeiros classificados do Girabola 2023-2024. Para o jornalista e comentador desportivo, o...


Domingos Chitamba, comentador do Bola Em Campo, fez uma análise minuciosa sobre os cinco primeiros classificados do Girabola 2023-2024. Para o jornalista e comentador desportivo, o campeonato está com um sabor agradável pelo facto de existir um ‘outsider’ da zona leste do país que está a animar a prova, o Desportivo da Lunda Sul, que, segundo ele, tem uma gestão sólida em três épocas desde que chegou ao Girabola na época 2021-2022.

«Parece-me que o Desportivo da Lunda Sul tem uma direcção que sabe o que quer, sei que não tem um orçamento aí além, mas sabem fazer a diferença com o que têm. É bem provável, pelo ritmo da carruagem, que venham conseguir um lugar nas competições africanas, o que seria inédito. É uma equipa modesta fundada em 2020», acreditou.

Falando ainda das equipas da zona leste, que tem o Sagrada Esperança no segundo lugar da classificação, Domingos Chitamba faz elogios ao técnico Roque Sapiri, porém, deixa um conselho ao jovem técnico diamantífero.

«O Sagrada Esperança é uma equipa muito forte dentro e fora de casa, agora que vão voltar aos seus aposentos, na Lunda Norte, será muito mais forte. Tem um treinador estudioso e ambicioso, que pode ser um dos melhores da região austral, mas precisa se desfazer dos maus costumes, deixar de criticar os árbitros e outras coisas, mas que estamos a acompanhar quando a sua equipa perde. Num futuro próximo vejo-lhe num Rúben Amorim, ou até mesmo Rolani Mukwene, técnicos jovens que estudam muito o futebol. Sapiri pode chegar lá se mudar de atitude», aconselhou.

Sobre o Petro de Luanda, que tem agora as atenções voltadas para o Girabola, o também jornalista disse que o Petro de Luanda é sempre o crónico candidato e vai, certamente, lutar para levar o tri-campeonato.

«O Petro é uma equipa que sabe o que faz, saiu da competição um pouco fragilizada, agora vai centrar as atenções no Girabola, apesar de ter perdido diante dos lundas do norte, ainda assim é o favorito a vencer a prova», disse.

Para o comentador do Bola Em Campo na Rádio, só dentro de mais quatro jornadas começará a se desenhar de facto quem irá ficar com o título desta edição do Girabola.

Quanto às competições africanas, Angola continua a ter quatro lugares, que, ao ver de Domingos Chitamba; «o Kabuscorp, Desportivo da Lunda e o 1° de Agosto irão lutar pelas vagas disponíveis. Isto irá embelezar cada vez mais as próximas jornadas do campeonato», acreditou.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023