É NOTÍCIA: Palancas Negras fora da 1ª edição do “FIFA SERIES”, que arranca já em Março

O órgão reitor do futebol mundial (FIFA) anunciou ontem, terça-feira, 27, a criação da «FIFA Series», cujo projecto piloto terá início já durante este mês de...


O órgão reitor do futebol mundial (FIFA) anunciou ontem, terça-feira, 27, a criação da «FIFA Series», cujo projecto piloto terá início já durante este mês de Março e será depois aplicada a partir de 2026.

Nesta primeira edição piloto, ficam de fora os Palancas Negras, entretanto, quatro países lusófonos estão confirmados: Guiné-Bissau, Cabo Verde, Guiné Equatorial e Portugal. No total 6 selecções da Confederação Africana de Futebol (CAF) estão confirmadas.

A «FIFA Series» consistirá na realização de jogos particulares na janela internacional de Março. A cada dois anos, nos anos pares, selecções de quatro confederações diferentes serão integradas em grupos de quatro e defrontar-se-ão entre si no país de uma delas.

A ideia, explica o organismo que tutela o futebol internacional, visa permitir que nações de diferentes pontos do globo se defrontem mais vezes para ser possível fomentar o desenvolvimento delas e aproveitar o potencial e exposição do ponto de vista comercial.

Em 2026, a «FIFA Series» irá decorrer de 18 a 26 de Março e nela estarão presentes selecções das seis confederações internacionais existentes: AFC (Ásia), CAF (África), CONCACAF (América do Norte, Central e das Caraíbas), CONMEBOL (América do Sul), OFC (Oceânia) e UEFA (Europa).

Portugal, Coreia do Sul, Costa do Marfim e Chile num grupo sem ser de um Mundial ou de uma Taça das Confederações? Passa a ser possível, sim.

Os grupos da fase do projecto piloto:

Argélia

Argélia (CAF), Andorra (UEFA), Bolívia (CONMEBOL), África do Sul (CAF);

Azerbaijão

Azerbaijão (UEFA), Bulgária (UEFA), Mongólia (AFC), Tanzânia (CAF);

PUB

Arábia Saudita A

Cabo Verde (CAF), Cambodja (AFC) Guiné Equatorial (CAF), Guiana (CONCACAF);

Arábia Saudita B

Bermudas (CONCACAF), Brunei (AFC), Guiné (CAF), Vanuatu (OFC);

Sri Lanka

Butão (AFC), República Centro-Africana (CAF), Papua Nova Guiné (OFC), Sri Lanka (AFC).

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023