É NOTÍCIA: Atraso na aprovação da “Lei Antidopagem” pode excluir Angola de competições internacionais

O Parlamento Angolano deve aprovar com urgência a “Lei Antidopagem no Desporto Nacional”. Os parlamentares solicitam a sua aprovação imediata na Assembleia Nacional, sob pena da...



O Parlamento Angolano deve aprovar com urgência a “Lei Antidopagem no Desporto Nacional”. Os parlamentares solicitam a sua aprovação imediata na Assembleia Nacional, sob pena da Agência Mundial Antidopagem (WADA) excluir Angola de todas as competições internacionais. O prazo dado pela WADA expirou no passado dia 13, gerando preocupação ao Presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição. O dirigente desportivo irá explicar as possíveis consequências ao desporto nacional na Assembleia Nacional nesta Quinta-feira.

«A WADA nos deu uma moratória, que encerrou a 13 deste mês. Agora, esperamos que os deputados aprovem a lei o mais rápido possível para submetê-la à conformidade da WADA», afirmou.

A Secretária de Estado dos Desportos, Teresa Ulundo, pede aos parlamentares para agirem com maior celeridade, sob risco de Angola ser excluída de competições internacionais.

«Estamos prestes a não honrar os nossos compromissos internacionais, podendo não participar nos Jogos Pana-Africanos, Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de ficarmos fora do apuramento para o CAN de Marrocos 2025 e do Campeonato do Mundo», alertou.

O projecto-lei abrange seis capítulos com substâncias proibidas no desporto nacional. Visa ajustar a legislação à Constituição da República de Angola e à realidade desportiva do país. O projecto foi revisto considerando os avanços na detecção de substâncias dopantes, ajustando o código para abordar as novas ameaças ao “fair play” desportivo.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023