A Confederação Africana de Futebol informa, no seu site oficial, ter tomado a decisão de voltar ao formato antigo de 23 jogadores contra os 28, como foi nas edições passadas.
A decisão inesperada em relação ao regressar à lista tradicional de 23 jogadores pegou de surpresa às 24 selecções que estarão presentes no CAN da Costa do Marfim, a ser disputado em janeiro.
Ao contrário do Euro e do Campeonato do Mundo, onde as equipas podem convocar até 26 jogadores para o torneio a fim de planear possíveis lesões e permitir alguma flexibilidade na gestão do plantel devido à duração e intensidade destas competições, a CAF optou por uma abordagem mais restritiva.
A decisão está a criar dor de cabeça para os seleccionadores, sendo um verdadeiro desafio que dá menos espaço de manobra para testar novos jogadores antes de finalizarem a sua lista.
Além disso, a CAF especificou que o prazo para o envio das listas de jogadores do CAN 2024 está previsto para 3 de janeiro de 2024. Assim, todas as federações participantes deverão finalizar e enviar suas listas no máximo de dez dias antes do início do envio desta 34ª edição, que se disputa de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024 na Costa do Marfim.