É NOTÍCIA: Elevado custo de ‘chuteiras’ leva metade de atletas do Girabola ao mercado informal

A poucos dias do arranque do Girabola 2023-2024, a redacção do BEC manteve conversa com alguns jogadores e dirigentes de equipas do Girabola, que revelaram que...


A poucos dias do arranque do Girabola 2023-2024, a redacção do BEC manteve conversa com alguns jogadores e dirigentes de equipas do Girabola, que revelaram que 85 por cento dos atletas do Girabola preferem comprar ‘chuteiras’ no mercado informal que em lojas referenciadas devido aos preços altos, sendo que no mercado informal os preços são mais atractivos.

Os mercados mais frequentados por jogadores do Girabola, segundo contam, são os do Kikolo e Asa Branca, que em média chegam a gastar entre 15 a 20 mil kwanzas por chuteira, sendo que no mercado formal, nas referenciadas lojas de Luanda, os preços variam de 50 a 150 mil Kwanzas.

Olhando para os preços praticados nos mercados do Kikolo e do Asa Branca, os jogadores, atendendo a necessidade de que por época cada um precisa de ter dois a três pares de ‘chuteiras’, chegam a gastar perto de 100.000 Kwanzas, ao passo que em lojas oficiais gastam perto de 250.000 kwanzas pelo mesmo número de chuteiras.

A redacção do Bola Em Campo manteve ainda conversa com alguns atletas de equipas do Girabola, que confirmaram dizendo, embora tenham pedido anonimato, que as chuteiras compradas no mercado informal também são de boa qualidade e não se nota grande diferença com as encontradas nas lojas.

«No arranque da pré-época são vários colegas que vão mesmo comprar chuteiras nas praças do Kikolo e do Asa Branca, lá encontramos boas chuteiras, bem conservadas e a preço razoável, se comparado as lojas onde custam três a quatro vezes mais. Tanto de pistões, de aço como de borracha lá encontramos», disse.

Por outro lado, um dirigente desportivo de uma das equipas da capital revelou ao Bola Em Campo que os clubes hoje não dão chuteiras aos jogadores da equipa AA «daí que cada jogador tem a sua preferência da chuteira que vai usar durante a época. Muitos preferem comprar no exterior do país, outros compram mesmo aqui com o dinheiro dado pelos clubes ou até mesmo com fundos próprios», explicou.

MERCADO DO KIKOLO E ASA BRANCA
————————-

No mercado do Kikolo o BEC conversou com algumas vendedeiras que confirmaram a presença de vários jogadores que, nos meses de Julho e Junho, visitaram aquele mercado para comprar material desportivo.

«Pai, aqui vem muita gente. Se fosse de saber o nome dos jogadores eu diria, mas não conheço. Mas posso afirmar que muitos jogadores estão sempre aqui para comprar chuteiras. As chuteiras aqui estão em bom estado, custam de 10, 15 a 20 mil kwanzas. Nós temos material de qualidade, por isso é que eles preferem vir aqui na praça», explicou.

Recorde-se que cada jogador, por época, precisa de ter dois a três pares de ‘chuteiras’, que chega a gastar perto de 100.000 Kwanzas, ao passo que em lojas oficiais gasta perto de 2500.000 ou mais kwanzas pelo mesmo número de chuteiras.

O Girabola tem arranque marcado para esta sexta-feira, 13 de Outubro, com a disputa da primeira jornada.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023