————————————————
Falando em conferência de imprensa do balanço da época recém-terminada, ontem, segunda-feira, 5 de Junho, Tomás Faria, presidente do Petro de Luanda, disse que a continuidade do técnico José Neto, no comando da equipa sénior masculina de basquetebol, ainda está por definir.
Tomás Faria confirmou o fim do contrato do treinador brasileiro, no entanto, escusou-se a adiantar a possibilidade de extensão ou não do vínculo contratual.
«O técnico José está em fim de contrato e ainda não nos sentamos para definir as nossas ideias», frisou.
José Neto, de 52 anos de idade, ingressou no clube do “eixo-viário” em 2021, onde venceu três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Angola e igual número da Supertaça Vladimiro Romero.
Quanto ao insucesso da equipa na Liga Africana de Basquetebol (BAL), Tomás Faria disse que a ausência da equipa angolana na final da terceira edição da BAL está relacionada com o mérito das finalistas que fizeram um trabalho melhor que o Petro.
«Devemos dar mérito aos nossos adversários que, talvez, investiram mais do que nós. Nesta época, o Petro apareceu como único finalista pela ausência dos anteriores vencedores e isso também pesou nas duas derrotas», justificou.
Referiu que, apesar do quarto lugar, o conjunto evoluiu a um nível alto e foi derrotado por diferenças mínimas, com as quais a sua direcção e equipa técnica aprenderam bastante.
Para Tomás Faria, o seu mandato (termina em 2024) não terminará sem conquistar a BAL, prova em que já foi terceira classificada (2021) e segunda (2022).
A prova africana, nesta terceira edição organizada em modelo de Liga, foi ganha pelo Al Ahly do Egipto, com vitória na final sobre o As Douanes do Senegal, por 80-65.