Já se começa a praticar o “Futebol Americano”, embora de forma ainda tímida, em alguns bairros de Luanda. O projecto para massificação e profissionalização deste desporto, que vai ganhando corpo em alguns países africanos, tem como responsável Azaf Oliveira.
O jovem, que sonha alavancar esta modalidade no país, disse que já apresentou propostas a alguns clubes da capital, como o Petro de Luanda e o Interclube, que podem ser os primeiros clubes a implementar no seu leque de modalidades.
Segundo fez saber Azafe Oliveira, já existe quatro equipas interessadas na capital, e que estão dispostos a disponibilizar treinadores aos clubes profissionais disponíveis a abraçar o projecto de implementação do “Futebol Americano” no país.
«Temos já um prévio contacto com o Petro de Luanda, colocamos também uma missiva na direcção do Interclube, podemos sim, começar com o projecto que não será muito dispendioso. Temos treinadores para que possam iniciar o processo de formação. Por isso, queremos clubes já organizados para arrancarmos com a formação», disse.
Azafe Oliveira disse que a intenção passa, também, por criar a Federação Angolana de Futebol Americano (FAFAM), a fim de puderem participar de provas internacionais.
Fonte: Rádio Cinco