É NOTÍCIA: Liga de Futebol Angolana vai arrancar em formato experimental

Os membros da Associação Nacional de Clubes de Futebol de Angola (ANCAF) estiveram, ontem, sexta-feira, 07, reunidos para abordar o processo de implementação da futura Liga...


Os membros da Associação Nacional de Clubes de Futebol de Angola (ANCAF) estiveram, ontem, sexta-feira, 07, reunidos para abordar o processo de implementação da futura Liga Angolana de Futebol Profissional (LAFP), que pode mesmo arrancar já na próxima época 2023-24, embora num formato experimental, em coordenação com a Federação Angolana de Futebol (FAF).

Dino Paulo, em representação da ANCAF, enalteceu o bom senso do órgão reitor do futebol angolano para que a tão esperada Liga de Futebol Profissional de Angola seja uma realidade na próxima temporada 2023-24.

Mas deixou bem claro que irão participar da prova os clubes que reunirem as condições mínimas que, brevemente, serão apresentadas aos clubes.

«Nós agradecemos a prova de boa-fé que a Federação está a depositar em nós. Queremos que a prova arranque já na próxima temporada. Estamos a trabalhar neste processo com a FAF», disse.

O dirigente desportivo disse ainda que as equipas que não cumprirem com os critérios mínimos, a prova pode começar de forma reduzida.

«Não significa que as 15 equipas que estão no Girabola hão de fazer parte do próximo Girabola. Se não reunirem as condições mínimas, o campeonato irá arrancar com aquelas equipas que tiverem as mínimas condições. Podemos arrancar com 8 ou 12 equipas desde que darão garantias de que não haverá desistências», informou.

Outra grande preocupação prende-se com as condições técnicas. Dino Paulo fez saber que cada equipa deve possuir um recinto para jogo e outro para treino.

«As equipas devem apresentar estádio, como acontece em qualquer parte do mundo, para fazer os seus jogos. Este estádio pode ser cedido e deve também ter um campo de treino em boas condições. As equipas não são obrigadas a terem um campo próprio mas devem ter um campo para uma boa prática do futebol», disse.

A Liga Profissional de Futebol de Angola (LPFA) pode arrancar na próxima época em fase experimental; a comissão busca potenciais investidores para dar sustentabilidade à Liga. Fala-se que a Dstv pode ser a televisão oficial para transmitir os jogos da prova.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023