O 1.º de Agosto e Petro de Luanda podem, hoje, terça-feira, ficarem mais próximos da final do 45º Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, mercê da vantagem no “play-off”, a melhor de cinco jogos.
Os ” militares”, quartos colocados da edição passada, recepcionam o Interclube, vice-campeão, no pavilhão Victorino Cunha.
No primeiro jogo, o 1.º de Agosto venceu, por 108-102, valendo-se pelo colectivo, onde todos os atletas utilizados contribuíram para o resultado.
Do lado dos “polícias”, conta-se com os atletas recentemente contratados para a inversão da tendência vitoriosa do oponente.
No desafio passado, o extremo Edmir Lucas, do Inter, apontou 25 pontos e foi o melhor cestinha, seguido do norte-americano Emmanuel Quezada, que contribui com 20 pts.
Já o Petro de Luanda, com uma tarefa mais acessível, recebe, no pavilhão da Cidadela, o Vila Clotilde, que surpreendeu ao chegar às meias-finais, deixando de fora do grupo dos quatro primeiros, o ASA, Interclube B e o 1.º de Agosto B.
Na ronda inaugural do “play-off” desta segunda meia-final, disputada domingo último, o Petro venceu, 129-74, com já favoráveis 62-45.
O jogo dos campeões nacionais é quase sempre liderado por Childe Dundão, Carlos Morais, Aboubakar Gakou, Gerson Lukeny e Gerson.
Pedro Chita é a principal unidade do Vila Clotílde. Irreverente, comanda todas as acções ofensivas.
O terceiro jogo deste “play-off” acontece na quinta-feira.