É NOTÍCIA: Meia Maratona da Paz com atletas de classe mundial

O queniano Isaac Chebuyo e o ugandês Moses Kibet são os favoritos à conquista da II edição da Meia Maratona Internacional da Paz, a disputar-se no...


O queniano Isaac Chebuyo e o ugandês Moses Kibet são os favoritos à conquista da II edição da Meia Maratona Internacional da Paz, a disputar-se no dia 4 de Abril, em Luanda, com a participação de 664 fundistas, em ambos os sexos.

Chebuyo, vencedor da primeira edição, com o tempo de 1h:03min.17 segs, terá a concorrência do estreiante ugandês, Moses Kibet, cujo registo é de 1:00.59, batido em 2019 na Meia Maratona de Praha, República Checa.

Apresentada nesta quarta-feira, em conferência de imprensa, a prova tem como favoritos nacionais Avelino Sanganhale, representante do grupo Okulupuca, e António Teko, da equipa Bichos do Mato.

Considerados atletas revelação, ambos destacaram-se na Meia Maratona de Lisboa, no último dia 12. Avelino Sanganhale ficou no 24º lugar, com o tempo de 1:05.27, enquanto António Teko terminou em 27º, com 1:05.31, num universo de 70 fundistas.

Na classe feminina, o favoritismo recai para a etíope, Birtukan Workineh Belay, com a marca de 1:09.11, obtida na Meia Maratona de Getafe (Espanha) em Janeiro de 2022.

Neste sector, destaca-se, igualmente, a brasileira Maria Moraes (1:17.45) e a boliviana Salome Gutierrez (1:07.10).

Organizada pela CRDS eventos, para saudar o 21º ano de paz, a assinalar-se no dia da prova, a 4 de Abril, conta-se 664 concorrentes inscritos entre atletas de elite, federados e populares.

Entre os fundistas de elite destacam-se 48 estrangeiros provenientes do Quénia, Etiópia, Uganda, Bahrein, Bolívia, Uruguai, Brasil e Estados Unidos e mais 10 angolanos.

O tiro de largada acontecerá no hotel Diamante. A corrida de 21.0975 km passará pela rua das Kipakas, Avenida 4 de Fevereiro, Avenida Mortala Mohamed, Farol Velho da Ilha de Luanda, Avenida Agostinho Neto (Chicala) e termina na Praça da República (Mausoléu).

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023