É NOTÍCIA: FIFA aprova novo formato de disputa da Copa do Mundo

O Congresso da FIFA aprovou esta terça-feira, em Kigali, no Ruanda, uma emenda ao formato para o Mundial 2026 que, em vez de 16 grupos de...


O Congresso da FIFA aprovou esta terça-feira, em Kigali, no Ruanda, uma emenda ao formato para o Mundial 2026 que, em vez de 16 grupos de três equipas, vai contar com doze grupos de quatro equipas, num total de 48 seleções que vão disputar o título Mundial ao longo de 104 jogos distribuídos ao longo de 39 dias. O novo campeão do Mundo, também já se sabe, vai ser conhecido a 19 de julho de 2026.

É um Mundial que cresce em quase todos os aspetos. A começar pelo número de participantes que, como já se sabia, passa de 32 finalistas para 48, o que obriga também ao aumento do número de jogos que que passa dos 64 no Qatar para os 104 no Mundial que vai decorrer no Estados Unidos, Canadá e México em 2026. Aumentam o número de seleções, o número de jogos e também os dias de competição, num torneio que vai ultrapassar a barreira de um mês e alargar-se a 39 dias.

A FIFA deixou, assim, cair o modelo inicial que previa a constituição de 16 grupos de três equipas, com um total de oitenta jogos, considerando que o modelo de grupos com quatro selecções será sempre mais competitivo e aliciante para os participantes.

«Com base numa análise minuciosa que considerou a integridade desportiva, o bem-estar do jogador, as viagens das equipas, a atratividade comercial e desportiva, bem como a experiência da equipe e do adepto, o Conselho da FIFA aprovou por unanimidade a proposta de emenda ao formato de competição do Mundial 2026»

A fase de grupos será, assim, igual à última edição, mas com doze grupos iniciais em vez dos oito no Qatar. Passam à fase a eliminar os dois classificados de cada um dos doze grupos, aos quais e juntam os oito melhores terceiros, num total de 32 seleções

Segundo explica a FIFA, este formato revisto «mitiga o risco de conluio e garante que todas as selecções joguem no mínimo três partidas, proporcionando tempo de descanso equilibrado entre equipes concorrentes», refere o organismo.

O congresso também aprovou o novo calendário da FIFA incluindo a data da final do Mundial2026, o primeiro a ser organizado por três países, que será disputada a 19 de julho de 2026, num domingo.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023