É NOTÍCIA: Angola integra Comissão da Região 5 do Conselho Superior dos Desportos da União Africana

Técnicos angolanos vão poder integrar a Comissão de Especialistas da Região 5 do Conselho Superior dos Desportos da União Africana, segundo garantias dadas à ministra da...


Técnicos angolanos vão poder integrar a Comissão de Especialistas da Região 5 do Conselho Superior dos Desportos da União Africana, segundo garantias dadas à ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, por Stanley Mutoya, director executivo da referida região que compreende a zona austral do continente.

A ministra angolana recebeu o responsável tswanês em audiência ontem, 13, na Galeria dos Desportos e, com que, discutiu as políticas desportivas, traçou linhas mestras para melhorar o posicionamento de Angola e perspectivou as dinâmicas de intervenção no movimento desportivo na região.

De acordo com a governante angolana, foram também abordadas as taxas e as obrigações financeiras junto à entidade regional.

«Aproveitamos esta singular oportunidade para manifestar a nossa preocupação em relação à composição da Comissão de Especialistas, na qual vão fazer parte os secretários permanentes dos países membros, figura que a nossa actual estrutura não contempla, razão pela qual cria barreiras à nossa participação naquela estrutura. Recebemos da parte do director executivo o conforto de que podemos, no plano interno, trabalhar para enquadrar a nossa participação a nível de directores nacionais», disse a antiga capitã da selecção nacional.

A presença, no país, de Stanley Motoya, visa informar à ministra sobre a estrutura, funcionalidade e programas concebidos pela região.

«Discutimos o historial do desporto em África e, de modo particular, na região austral do continente, a estrutura, funções e o papel dos ministros e órgãos da nossa organização. Fazemos isso sempre que há a nomeação de um novo ministro dos desportos; Informamos como funciona a Região 5 para que esteja em condições, de colaboração com os outros ministros, poder tomar as melhores decisões para o desenvolvimento do desporto na região», explicou, depois de agradecer a recepção merecida.

Motoya realçou a importância da missão a Angola. «Este exercício é importante, porque dá aos ministros a oportunidade de estarem alinhados os programas, não só da região, mas a nível do continente».

O principal evento da região são os jogos desportivos, cuja próxima edição, em 2024, decorrem em Moçambique. Angola acolheu-os em 2016 e voltará a acolhê-lo no quadro da rotatividade, em 2036.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023