Uma sondagem feita pela redacção do Bola Em Campo às 16 equipas do Girabola 2022-23, para auferir o funcionamento do departamento de “Comunicação e Marketing” dos respectivos clubes, constatamos que, das 16 equipas do Girabola, apenas 7 delas têm o Departamento de Marketing activo, sendo que as 9 outras equipas não possuem Departamento de Comunicação e Marketing e nenhum meio multimédia para captar imagens e som.

A pesquisa visou também analisar a qualidade nas transmissões de jogos nas suas plataformas digitais, venda de material desportivo dos clubes e angariação de novos sócios.
Apuramos, também, que, das 16 equipas estudadas, apenas as formações do 1.º de Agosto, Wiliete Sport Clube de Benguela, Interclube, Petro de Luanda, Académica do Lobito, Santa Rita de Cássia FC do Uíge e Sagrada Esperança possuem a plataforma digital Facebook activa com publicações regulares.

Já as equipas do 1.º de Agosto, na primeira posição, Petro de Luanda, Wiliete de Benguela e Interclube fazem actualizações diárias nas suas plataformas digitais (Facebook, Instagram e YouTube), sendo igualmente as formações com mais seguidores nas redes sociais, segundo constatou essa redacção.
QUALIDADE DE TRANSMISSÃO VIA STREAMING
—————————————
No Top-4 estão equipas como Wiliete Sport Clube de Benguela, 1.º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube.
Entretanto, em primeiro lugar está o Wiliete Sport Clube de Benguela, que tem o melhor departamento de comunicação e marketing das equipas do Girabola, fazendo um serviço digital de qualidade acentuada quer na arte gráfica, vídeo e texto. Seguida do 1º de Agosto, Interclube e Petro de Luanda.
Porém, a Direcção do Sagrada Esperança da Lunda Norte, como uma agremiação de grande nível, precisará melhorar o seu Departamento de Comunicação e Marketing com câmaras mais sofisticadas e modernas, pois, não têm feito actualizações diárias dos treinos e de todo seu universo de modalidades que granjeiam o clube diamantífero. As transmissões dos jogos da equipa de futebol é de péssima qualidade audiovisual.