É NOTÍCIA: Reabilitação do Estádio Mártires de Kinshasa custou perto de 870 milhões de kwanzas. Governo local investiga uso do dinheiro

No total, o governo congolês desembolsou cerca de 870.536,88 Akz (oitocentos e setenta mil, quinhentos e trinta e seis kwanzas e oitenta e oito cêntimos) para...


No total, o governo congolês desembolsou cerca de 870.536,88 Akz (oitocentos e setenta mil, quinhentos e trinta e seis kwanzas e oitenta e oito cêntimos) para a reabilitação do Estádio Mártires de Kinshasa, que mesmo assim não passou pelo crivo da inspecção da Conferência Africana de Futebol (CAF).

No Congo fala-se da existência de uma mão negra que pode estar na base do mau uso do dinheiro. Outros defendem a entrada da perícia da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) para averiguar a forma como foram utilizados os fundos atribuídos, admitindo haver peculato no processo.

Segundo algumas fontes familiarizadas com o assunto, avançadas pelo site Soccernewsrdc, a empresa que ganhou o concurso para a compra do relvado bem como das cadeiras chama-se “Limonta sport”.

Entretanto, os valores incluem a compra da relva sintética, lugares regulares bem como lugares para a bancada VIP, valor pago a esta empresa desde 2021.

Mas olhando para o complexo polidesportivo dos mártires, o terreno ainda não está coberto com o relvado sintético em toda extensão do campo.

E como se o infortúnio nunca viesse sozinho, a relva comprada por 1.790.000 dólares americano não atende mais aos padrões exigidos pela CAF, depois de apenas um ano e meio.

Curiosamente, o inspector da CAF, Muhammad Sidat, disse, durante a sua visita a Kinshasa, que o melhor gramado de alto padrão custaria apenas 800.000 dólares americano. Mais uma realidade que mostra bastante indícios de sobrefacturação no dirigismo desportivo na RDC.

Picture of Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023