É NOTÍCIA: Trésor Mputu, com passagem pelo Kabuscorp, põe fim à carreira aos 37 anos

O astro do futebol congolês e africano, Trésor Mputu, encerrou a carreira aos 37 anos, depois de ficar perto de 6 meses sem jogar pela sua...


O astro do futebol congolês e africano, Trésor Mputu, encerrou a carreira aos 37 anos, depois de ficar perto de 6 meses sem jogar pela sua equipa TP Mazembe.

O jogador confirmou a sua retirada dos relvados durante uma entrevista, ontem, quarta-feira, 8, ao Nyota RTV, órgão de comunicação social próximo do clube Tout Puissant Mazembe.

A cortina cai, assim, sobre a carreira de um dos jogadores mais talentosos do continente africano nos últimos 20 anos. Uma verdadeira lenda no Congo, mas cujas actuações tiveram muito pouca exposição mediática em África e sobretudo no resto do mundo. Quem conviveu com ele e o treinou, como o francês Claude le Roy, viu-o ocupar naturalmente o seu lugar à mesa dos maiores talentos do futebol africano.

«O lugar de Trésor Mputu está entre os maiores jogadores africanos, insiste aquele que descobriu o prodígio no Congo quando tinha apenas 19 anos. Há alguns que foram coroados Bola de Ouro africanos e que não tiveram o talento dele, longe disso», disse.

«A vontade de querer… é o tipo de jogador que pode ganhar um jogo, um torneio, um troféu», acrescenta o senegalês Lamine Ndiaye, que levou o TP Mazembe à final do Mundial de Clubes em 2010.

«O talento de Trésor Mputu poderia ter feito a felicidade de vários grandes clubes europeus. Arsenal e Arsene Wenger estiveram tão perto de ver Mputu vestir a túnica dos Gunners. Mas o eterno número 8 nunca quis deixar o ninho de Corvos de Mazembe. Porque em Lubumbashi, ele era um deus vivo. Porque o seu presidente e “pai” Moïse Katumbi nada lhe recusou; dinheiro, carros e seu avião para festas em Kinshasa de vez em quando».

O técnico europeu que mais tempo trabalhou em África disse que Trésor Mputu teve a europa pelas suas mãos.

«A trajectória de Trésor é a que eu sonho para milhares e milhares de jovens futebolistas africanos. Escolheu ficar no seu país porque foi bem tratado, porque tem condições económicas mais do que decentes e não via sentido em expatriar. É contra isso que venho lutando há tanto tempo; um profissionalismo africano, adaptado às realidades africanas, que permitiria a milhares e milhares de jovens futebolistas viver do seu talento e da sua paixão sem terem de apanhar canoas ou atravessar o deserto. Um bom jogador de futebol pode ter sucesso na África, mas você precisa de um presidente como Moïse Katumbi, você precisa de um grande clube como o TP Mazembe».

Com a formação do Lumumbashi, Trésor Mputu conquistou duas Ligas dos Campeões da CAF (2009, 2010), uma Taça das Confederações (2017), duas Supertaças Africanas e o título de melhor jogador a jogar no continente em 2009. Com a selecção nacional, a aventura não foi tão grande (54 internacionalizações, 14 golos, 4 CAN), mas todos suspeitavam, o artilheiro da história das Copas Africanas de Clubes.

Clubes ingleses como: Blackburn, Hull City, Tottenham, franceses Nantes, Olympique de Marseille, gregos Olympiakos, tunisinos CS Sfaxien, Espérance Sportive de Tunis, African Club, Sporting Star of the Sahel), Galatasaray turco ou Golfo Pérsico. Nenhum conseguiu atrair Trésor Mputu, que acabou por ter apenas uma experiência no estrangeiro: três épocas no clube angolano Kabuscorp antes de regressar a casa.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023