É NOTÍCIA: Artur Almeida assume Presidência da União de Futebol de Língua Portuguesa

O angolano Artur Almeida e Silva assumiu, esta terça-feira, 24, em Lisboa (Portugal), a presidência da União das Federações de Futebol de Língua Portuguesa (UFFLP). Sem...



O angolano Artur Almeida e Silva assumiu, esta terça-feira, 24, em Lisboa (Portugal), a presidência da União das Federações de Futebol de Língua Portuguesa (UFFLP).

Sem especificar o período de mandato na instituição, o também líder da Federação Angolana de Futebol (FAF) referiu à Rádio 5 o propósito de dignificar os países membros, trabalhando em prol do desenvolvimento das comunidades.

«Agradeço a confiança em mim depositada pelos membros da UFFLP e com ajuda de todos poder engajar-me. Vamos levar o futebol a ser praticado em todas comunidades da nossa organização», reiterou.

O dirigente angolano também preside à COSAFA, órgão de futebol da Região da África Austral.

A União das Federações de Futebol de Língua Portuguesa é uma associação internacional de federações da modalidade de países que têm a língua portuguesa como idioma oficial.

Foi criada em Maio de 2022, em Lisboa, Portugal, por iniciativa das federações portuguesa (FPF) e brasileira (CBF). A associação foi inspirada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), existente desde 1996.

A entidade tem por objectivo reforçar a cooperação entre os países membros no futebol, com iniciativas multilaterais que elevem o nível técnico e reforcem a contribuição do desporto para o desenvolvimento humano, económico e social.

Além disso, ela busca avançar na progressiva afirmação internacional do conjunto das federações de futebol de língua portuguesa, principalmente com a decisão do 72º Congresso da FIFA, realizado em Doha, no Qatar, em 31 de Março de 2022, que incluiu o português como um dos idiomas oficiais da entidade.

São membros fundadores da organização as federações de futebol de Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Além dos signatários, foram convidadas posteriormente as entidades de Guiné Equatorial, Timor-Leste e Macau.

O evento de fundação aconteceu em 21 de Maio de 2022, na Cidade do Futebol, em Lisboa. Estiveram presentes no evento: Artur Almeida e Silva, Presidente da Federação Angolana de Futebol.

Carlos Teixeira, da Guiné-Bissau; Fernando Gomes, Portuguesa; Feizal Sidat, Moçambicana; Mário Semedo, Cabo-verdiana; Adalberto Catembe, vice-presidente da Federação São-tomense; Teresa Romão, Secretária-Geral portuguesa, além de directores e outros integrantes da FPF, além de rpresentantes da UEFA e da FIFA.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023