É NOTÍCIA: Ailton Carmelino rende Hélder Martins na categoria de árbitro internacional

O quadro de juízes nacionais de categoria internacional ganha um novo integrante, trata-se do árbitro da província de Luanda, Ailton Carmelino, que foi promovido pela FIFA...


O quadro de juízes nacionais de categoria internacional ganha um novo integrante, trata-se do árbitro da província de Luanda, Ailton Carmelino, que foi promovido pela FIFA ao grau superior, mercê do rendimento patenteado ao longo das últimas épocas ao serviço do Girabola, segundo notícia avançada pelo Jornal de Angola nesta semana.

Com a ascensão do jovem juiz, Angola vê alargado o leque de profissionais da arbitragem no quadro da FIFA.

Acrescenta-se a isso, o facto de a promoção de Ailton Carmelino compensar a saída do experiente Hélder Martins do naipe de árbitros internacionais, depois de a FIFA ter rejeitado o pedido da Federação Angolana de Futebol (FAF), para a extensão da carreira do angolano no próximo ano, em virtude de ultrapassar, em 2023, os 45 anos, idade limite estipulada pela entidade reitora do futebol mundial para o exercício da actividade.

Hélder Martins poderá, no entanto, permanecer na lista dos juízes angolanos, tendo em vista a época futebolística doméstica reservada para o próximo ano.

Na lista dos árbitros principais e assistentes angolanos para o ano 2023, enviada pela FIFA à FAF, cujo realce é a ascensão de Ailton Carmelino, constam, igualmente, João Goma, António Ndungula, José Chitumba, Paulo Moreira e Tânia Duarte (árbitros principais) e Jerson Emiliano, Evanildo Lopes, Estanislau Prata, Wilson Ntyamba, Evanildo Martins, Júlio Lemos, Rosário Calembela e Andalia Bernardo (assistentes). A FIFA, sem avançar o motivo, recusou a proposta angolana da assistente Regina Bernardo.

Entretanto, para a modalidade de Futebol de Salão, foram confirmados os juízes internacionais José Francisco, Nelson André, Edson Santos e Eurídice Cruz, enquanto para o Futebol de Praia, Eliano Iacala tornou-se no primeiro árbitro angolano a integrar os quadros da FIFA. Foi rejeitada, ainda, a proposta de Isildo Campos, sem também ser avançada as causas.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023