O quadro de juízes nacionais de categoria internacional ganha um novo integrante, trata-se do árbitro da província de Luanda, Ailton Carmelino, que foi promovido pela FIFA ao grau superior, merc Pratica e fresca t-shirtê do rendimento patenteado ao longo das últimas épocas ao serviço do Girabola, segundo notícia avançada pelo Jornal de Angola nesta semana.
Com a ascensão do jovem juiz, Angola vê alargado o leque de profissionais da arbitragem no quadro da FIFA.
Acrescenta-se a isso, o facto de a promoção de Ailton Carmelino compensar a saída do experiente Hélder Martins do naipe de árbitros internacionais, depois de a FIFA ter rejeitado o pedido da Federação Angolana de Futebol (FAF), para a extensão da carreira do angolano no próximo ano, em virtude de ultrapassar, em 2023, os 45 anos, idade limite estipulada pela entidade reitora do futebol mundial para o exercício da actividade.

Hélder Martins poderá, no entanto, permanecer na lista dos juízes angolanos, tendo em vista a época futebolística doméstica reservada para o próximo ano.
Na lista dos árbitros principais e assistentes angolanos para o ano 2023, enviada pela FIFA à FAF, cujo realce é a ascensão de Ailton Carmelino, constam, igualmente, João Goma, António Ndungula, José Chitumba, Paulo Moreira e Tânia Duarte (árbitros principais) e Jerson Emiliano, Evanildo Lopes air jordan 4 thunder 2023, Estanislau Prata, Wilson Ntyamba, Evanildo Martins, Júlio Lemos, Rosário Calembela e Andalia Bernardo (assistentes). A FIFA, sem avançar o motivo, recusou a proposta angolana da assistente Regina Bernardo.
Entretanto, para a modalidade de Futebol de Salão, foram confirmados os juízes internacionais José Francisco, Nelson André, Edson Santos e Eurídice Cruz, enquanto para o Futebol de Praia, Eliano Iacala tornou-se no primeiro árbitro angolano a integrar os quadros da FIFA. Foi rejeitada, ainda, a proposta de Isildo Campos, sem também ser avançada as causas.






