A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, encontra-se desde ontem, quarta-feira,14, na província de Cabinda, para cumprir uma jornada laboral de dois dias, cujo mote visa constatar o estado actual das infra-estruturas desportivas na região mais ao norte do país.
Palmira Barbosa começou a sua jornada de trabalho no ‘abandonado’ Estádio do Chiazi, que foi construído por altura do CAN Orange Angola 2010.
O recinto está degradado desde 2017 e ficou mais agravado com o surgimento da Covid-19.
Seguiu-se depois a visita ao Pavilhão Multiuso do Tafe, que de igual modo apresenta uma degradação em algumas áreas, como nas bancas centrais, balneários, zona de imprensa e salas Vips, para além do recinto de jogos, onde a relva, embora esteja a merecer trabalhos de recuperação, ainda apresenta degradação em algumas zonas, segundo avança a ANGOP.
A governante, que recordou o CAN2010, tendo o estado do Chiazi acolhido uma das fases de grupos, reconheceu haver um estado de degradação que deverá merecer intervenção para devolver a sua imagem.
Para isso, vincou que é uma visita de constatação que culminará com um encontro com o Governo da província, para produzir um documento que vai determinar as partes e acções que visam a recuperação das infra-estruturas em degradação, com destaque o estádio do Chiazi.
A ministra visitou também o Pavilhão Multiusos do Tafe, que apresenta um estado de degradação avançado, bem como constatou o estádio de futebol do Tafe operacional, que tem acolhido jogos do Campeonato Nacional (Girabola) e o pavilhão gimno-desportivo do Mbaca, no Povo Grande, com um estado agradável para a prática do desporto.
Para hoje, quinta-feira, está reservado uma deslocação ao município de Buco-Zau, norte de Cabinda, onde igualmente vai inteirar-se do estado de futebol do Mbuco Mabel e o Pavilhão Multiusos, na sede da vila.
Um encontro com os jovens desportistas e associações desportitas está na agenda da ministra Palmira Barbosa, durante a sua estada em Cabinda.