É NOTÍCIA: Langa Chiloia diz que 25 mil euros de prémio de campeão do CAN de Andebol ajusta-se em função de outras despesas da CAHB

As Pérolas, que conquistaram sábado, 19, a 15ª edição do Campeonato Africano das Nações em Andebol, receberam um cheque avaliado em 25.000.00 Euros, que na moeda...


As Pérolas, que conquistaram sábado, 19, a 15ª edição do Campeonato Africano das Nações em Andebol, receberam um cheque avaliado em 25.000.00 Euros, que na moeda nacional fica perto de 13 milhões de kwanzas, um valor muito baixo, segundo referem os analistas desportivos do país campeão.

Entretanto, pelo que apurou a redacção do Bola Em Campo, a Confederação Africana de Andebol (CAHB), sigla em inglês, não tem grandes sponsors (patrocinadores) para custear as provas realizadas pela CAHB, daí a razão dos valores serem considerados como muito reduzidos.

A par de Angola, campeã africana, a selecção dos Camarões, como segunda classificada, vai receber 15 mil euros, já o Congo Brazzaville, que ocupou o terceiro lugar, recebe um total de 10 mil euros.

Langa Chiloia, ex-guarda-redes da selecção sénior masculina de Andebol de Angola, em entrevista a este Portal, refere que o valor atribuído pela Confederação Africana de Andebol (CAHB) ajusta-se dada a outras despesas que tem o órgão reitor do andebol africano.

«Estes valores poderiam ser muito mais. Mas devemos ter em conta que a Confederação Africana de Andebol não tem grandes patrocínios e acarreta outras despesas daí que o valor seja estes 25 mil euros. É um valor praticável em função das despesas que tem a organização», disse.

E sobre a conquista do 15.º título, Langa Chiloia enalteceu mais um feito das Pérolas.

«Já era de se esperar. Angola está numa fase de rejuvenescimento com a integração de novas atletas, é um processo que vai se ajustando e pensamos que nos próximos anos Angola continuará a dominar o Andebol africano e fazer boa figura nos campeonatos mundiais», frisou.

A prova, que decorreu em Dakar, capital senegalesa, viu as angolas a erguerem o seu 15.º título africano em 16 finais já diaputadas.

www.bolaemcampo.ao

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023