É NOTÍCIA: Mais um velho problema pode pôr de fora selecção de xadrez do africano

A Selecção Nacional de xadrez, em ambos os sexos, pode falhar a participação no Campeonato Africano de júnior, a decorrer de 12 a 20 de Novembro,...


A Selecção Nacional de xadrez, em ambos os sexos, pode falhar a participação no Campeonato Africano de júnior, a decorrer de 12 a 20 de Novembro, na República da Argélia, por falta de verbas.

Em declarações à ANGOP, esta segunda-feira, o secretário-geral interino do órgão reitor, Carlos Frade, afirmou que a dotação financeira anual atribuída pelo Ministério da Juventude e Desportos, de quase sete milhões de kwanzas, é alocada às provas nacionais.

A federação angolana da modalidade não obteve ainda os valores necessários para a empreitada, mas existe a garantia de patrocínio de cerca de nove milhões de kwanzas por parte da UNITEL, de acordo com a fonte.

A questão monetária, segundo Carlos Frade, inviabilizou o estágio do conjunto nacional em Portugal, onde iria participar de um torneio internacional, na localidade da Figueira da Foz.

No Campeonato Africano, Angola, que se prepara desde Setembro, tem como objectivo a revalidação do título, obtido em 2020, por intermédio da Luzia Pires, consagrada Mestre Fide.

Em 2021 Angola foi dos países ausentes da competição continental por conta das restrições da Covid-19.

Fazem parte da selecção nacional, o MF Domingos Júnior, MF Alexandre Prospero e Lutuíma Amaro (masculinos), a CM Jemima Paulo, MF Luzia Pires e Ednásia Júnior (feminino).

Todo direito: Angop

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023