É NOTÍCIA: Baptista Cheto dá grito de socorro para massificação do futebol com muletas no Moxico

Baptista Cheto, técnico da Selecção Nacional de futebol para Amputados, está agastado com o estado actual da modalidade na província do Moxico, que no seu entender...


Baptista Cheto, técnico da Selecção Nacional de futebol para Amputados, está agastado com o estado actual da modalidade na província do Moxico, que no seu entender está em fase de extinção já que não se tem apoio do Governo local.

A modalidade, que já deu um título mundial ao país, em 2018, existe no Luena desde a década de 90, com quatro equipas, todavia, resta apenas uma, denominada 3 de Dezembro, sete vezes campeã nacional e um dos “viveiros” da Selecção Nacional, vice-campeã do mundo.

Baptista Cheto é o técnico actual da equipa 3 de Dezembro do Moxico, e revelou que por causa das dificuldades que a equipa atravessa, por vezes tem recorrido a recursos próprios para manter a agremiação. «Tenho estado a sustentar a equipa local com fundos próprios.

Como sabem, o Moxico é a fundadora da modalidade no país. No passado tínhamos quatro equipas que, por falta de apoios, tanto financeiros como outros, acabaram por extinguir-se», lamentou.

Quanto ao material desportivo, o técnico referiu que não há material para treino e competições oficias.

«Não temos equipamentos de treinamento, campo próprio, além de dificuldades que enfrentamos para deslocações às competições nacionais», revelou.

Refira-se que no último campeonato do Mundo, a equipa 3 de Dezembro forneceu três jogadores, os avançados Sabino António, Lucas Fungula, atleta mais novo da selecção, com 19 anos, e o guarda-redes Augusto Lilito.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023