É NOTÍCIA: Cada clube do Girabola precisa de pelo menos de 200 milhões kzs para época 2022-23

Contas feitas pela redacção do Bola Em Campo dão conta de que os 16 clubes que estão a evoluir na 45ª edição do Campeonato Nacional de...


Contas feitas pela redacção do Bola Em Campo dão conta de que os 16 clubes que estão a evoluir na 45ª edição do Campeonato Nacional de Futebol, vulgo Girabola, vai precisar de pelo menos 150 a 200 milhões de kwanzas para terminar a prova sem sobressaltos.

Os cálculos têm que ver com gastos com rede hoteleira, transporte aéreo, marítimo ou terrestre, alimentação, prémios de jogos e ordenados, que são tidos como os principais gastos que os clubes devem suportar ao longo das 32 jornadas, fora a segunda maior competição do país, Taça de Angola.

Todavia, das 16 equipas do Girabola 2022-23, apenas 8 formações estão em condições de fazer uma época tranquila, dado o Sponsor que têm, nomeadamente: 1º de Agosto (Ministério da Defesa), Petro de Luanda (Sonangol), Interclube (Ministério do Interior), Sagrada Esperança (Endiama), Desportivo da Lunda Sul (Catoca), Bravos do Maquis, (Sodiam) e Wiliete SC de Benguela (Kixi Crédito Bic crédito), todas elas têm a época a 90 por cento assegurada.

Uma visita feita pela nossa redacção em algumas unidades hoteleiras e hospedaria do país, os preços mais cómodos da diária variam de 15 a 25 mil kwanzas, sendo que nos hotéis mais luxuosos, onde quase nenhuma equipa do Girabola se acomoda, variam de 35 a 50 mil Kwanzas, incluindo apenas o pequeno almoço, que acrescentando as três refeições pode ficar por cada jogador 30 a 50 mil kwanzas.

TRANSPORTE TERRESTRE

Dos três meios úteis para se deslocar de um ponto para o outro, vamos apenas destacar o meio terrestre, por ser o mais utilizado dada as escassez de recursos financeiros.

A Macon e a Huambo Expresso são agora as transportadoras mais procuradas pelas equipas do Girabola quando efectuam jogos fora do seu reduto. Assim sendo, pela Huambo Expresso os bilhetes de passagem variam de acordo ao destino, mas o valor mais alto chega até 20 mil kwanzas, ao passo que pela Macon, o valor mais alto está afixado nos 30 mil kwanzas.

Entretanto, com estes gastos, são pontos assentes que garantem que o restante números de equipas do Girabola dificilmente irão aguentar seguir a pedalada sem apoios e sem patrocínios, esforçando a desistência a qualquer momento de equipas com menos recursos.

A nossa redacção concluiu que, com base nos estudos feitos, pelo menos cinco (5) equipas podem anunciar desistência a qualquer momento.

Picture of Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023