É NOTÍCIA: Pedro Gonçalves insatisfeito com grupo de três selecções

O Seleccionador dos Palancas preferia disputar o CHAN num grupo com quatro selecções.Falando, ontem, ao Jornal de Angola, no âmbito de uma análise aos adversários do...


O Seleccionador dos Palancas preferia disputar o CHAN num grupo com quatro selecções.
Falando, ontem, ao Jornal de Angola, no âmbito de uma análise aos adversários do combinado nacional na maior competição de futebol de selecções reservada a atletas que evoluem nas competições internas, o timoneiro dos Palancas Negras criticou o modelo encontrado pela CAF para aumentar o número de selecções no torneio africano.

«Uma das formas que a Confederação encontrou para aumentar para 18 o número de selecções foi esta: criar seis grupos de quatro selecções e que apuram duas para os quartos-de-final e outros dois grupos com apenas três, que apura uma. Não é, quanto a mim, a melhor solução, mas foi esta que a CAF decidiu optar», disse, Pedro Gonçalves, para em seguida justificar a sua reacção negativa ao sorteio.

«Não é minha preferência estar num grupo de três selecções. Um dos objectivos a que nos propomos é chegar a todas as fases finais do CHAN em que participemos na qualificação, porque é através de estarmos nas fases finais destas competições, que potenciamos os nossos jogadores, pois quanto mais jogos fizermos a este nível, mais os nossos atletas vão crescer».

A perspectiva da presença no CHAN, de acordo ainda com o seleccionador nacional, prende-se em «valorizar os jogadores que militam nas competições internas», mas também «proporcioná-los competição internacional» e, sobretudo, «dinamizar o seu nível competitivo», de formas a que o crescimento do grupo traga mais-valia para a selecção, tendo em vista a disputa das eliminatórias ao CAN e ao Mundial.

«Sabíamos, antecipadamente, que haveria dois grupos com apenas três selecções e calhou em sorte que ficássemos num destes grupos. O nosso grande objectivo é dar mais jogos e experiência aos nossos jogadores e estar num grupo com apenas dois jogos de qualificação à fase seguinte acaba por ser mais limitado. Em todo o caso, sorteio é sorteio, não podemos alterar», acrescentou.

A Selecção Nacional, recorde-se, carimbou a qualificação à fase final do CHAN, após afastar a África do Sul na derradeira eliminatória, no agregado de 6-1. A última participação de Angola remonta ao ano de 2018, no Marrocos, onde foram eliminados nos quartos-de-finais pela selecção da Nigéria, por 2-1, no prolongamento, depois do empate a um golo no tempo regulamentar.

De resto, o sorteio realizado em Argel ditou o seguinte emparceiramento: Argélia, Líbia, Etiópia e Moçambique (Grupo A); RDC, Uganda, Costa do Marfim e Senegal (Grupo B); Marrocos, Sudão, Madagáscar e Ghana (Grupo C); Mali, Angola e Mauritânia (Grupo D) e Camarões, Congo e Níger (Grupo E).

«Jogo com Mali vai ser determinante»

Petro Gonçalves considera a selecção do Mali adversário directo na discussão pelo passe de acesso aos quartos-de-final. O seleccionador refere-se ao conjunto maliano como sendo, a par de Angola, outra favorita do grupo, em virtude de se tratar do actual vice-campeão do CHAN.

«O Mali foi finalista na última edição. Aliás, já por duas vezes foi finalista vencido. Portanto, é o actual vice-campeão do CHAN e uma selecção habitué nesta competição. Faz a sua quinta participação, era o cabeça de série e com quem vamos disputar a primeira jornada. Vai ser, por isso, um desafio determinante», asseverou o seleccionador, admitindo, por outro lado, a importância de vencer o primeiro jogo.

«Sendo um grupo com apenas três equipas e três jogos, todos assumem uma importância capital. É importante entrarmos bem com a selecção do Mali, e, obviamente, impormos também as nossas capacidades».

Em relação ao combinado da Mauritânia, Pedro Gonçalves garante que os objectivos não fogem à regra.

«Esperamos, evidentemente, confirmar as nossas mais-valias, de formas a chegar aos quartos-de-final, não desvalorizando o mais importante, que é estar na fase final do CHAN», disse o treinador.

Questionado sobre as pretensões a atingir no CHAN da Argélia, o seleccionador dos Palancas mostrou-se bastante cauteloso, tendo vaticinado um equilíbrio entre as três selecções do grupo, dado o favoritismo repartido entre as selecções.

«Respeitamos todos os adversários, temos os pés bem assentes no chão e diria que a possibilidade de seguir em frente está repartida em 33, 3 por cento para cada selecção, para o apuramento à fase seguinte. Portanto, seria muito bom chegar à fase seguinte e expor os nossos jogadores a um grau de exigência maior e mais competitivo».

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023