É NOTÍCIA: Angola deixa cair objectivos no africano absoluto de xadrez

A Selecção Nacional falhou o objectivo de conquistar o Campeonato Africano de xadrez absoluto, em ambos os sexos, decorrido de 18 a 27 deste mês, na...


A Selecção Nacional falhou o objectivo de conquistar o Campeonato Africano de xadrez absoluto, em ambos os sexos, decorrido de 18 a 27 deste mês, na Nigéria.

Em masculinos, o Mestre Internacional (MI) David Silva ocupou a quarta posição com 6 pontos, devido o empate, esta terça-feira, na última jornada, com o Grande Mestre (GM), Hesham Abdelrahman (Egipto), sétimo colocado.

O jogador angolano, tricampeão africano de júnior, pretendia conquistar a prova e amealhar pontos tendo em conta a sua meta de alcançar o título de GM.

No sector masculino, a primeira e a segunda posição foram ocupadas pelos GM do Egipto, respectivamente Bassen Amin e Ahmed Adly, com oito pontos cada, em 55 concorrentes.

Em femininos, com a participação de 28 atletas, a Mestre Fide (MF) Luzia Pires também ficou na quarta posição, com 6 pontos.

A xadrezista empatou na última jornada com a GM Shahenda Wafe (Egipto), esta última sagrou-se campeã com 7 pontos.

Já a MF Jemima Paulo quedou-se na sétima posição, com 5,5 pts, tendo perdido diante de Bridgette Michael (Nigéria), na derradeira ronda.

A MI Esperança Caxita, três vezes campeã africana de juniores, não foi além do 12° posto, com 5 pts, apesar de ter derrotado na última jornada a senegalesa Valerevna Marochkina.

Caxita também procurou somar pontos para alcançar o título inédito para o país de GM.

Todo direito:JA

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023