É NOTÍCIA: Mambas querem testar Palancas Negras. Chiquinho Conde acha ser um adversário a altura

Chiquinho Conde, técnico da Selecção Nacional de Moçambique, admitiu o desejo de realizar um jogo amigável com os Palancas Negras, no âmbito da preparação para o...


Chiquinho Conde, técnico da Selecção Nacional de Moçambique, admitiu o desejo de realizar um jogo amigável com os Palancas Negras, no âmbito da preparação para o CHAN 2023, cujo palco será na República da Argélia, em Janeiro.

A intenção do técnico, que qualificou os mambas pela primeira vez para a referida prova, foi manifestada durante uma entrevista que este concedeu ao único jornal periódico de Angola. A 7.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN/2023), a ter lugar de 13 de Janeiro a 5 de Fevereiro, na Argélia, terá 18 selecções cujo sorteio está previsto para 1 de Outubro, em Argel.

«Seria um privilégio jogar com Angola, dois povos irmãos e poderíamos desfrutar do momento. Tudo é possível, mas não sei qual é a perspectiva angolana. Se houvesse esta possibilidade, séria fantástico poder defrontar Angola. Contudo, vou reunir com o departamento técnico da Federação Moçambicana de Futebol, e saber quais as perspectivas de nós podermos fazer este desafio. Se eventualmente Angola não tiver ainda concretizado um adversário para a data CHAN, seria uma honra testar com os Palancas Negras», revelou o seleccionador dos “Mambas”.

Na eventualidade de o jogo entre Moçambique e Angola vier a concretizar-se, Chiquinho Conde diz que «não tenho preferência do local para a realização do amistoso. Se for em Maputo ou em Luanda para mim tanto faz.

O que nós queremos é jogar e pôr este grupo de jogadores a competir. Estamos a depender de Angola, para que o jogo treino tenha lugar», admitiu, adiantando que na contingência de não testar com o conjunto angolano, a equipa técnica já encontrou alternativas: «vamos jogar com as selecções da nossa zona, como o Lesoto e o Malawi. O particular com Angola seria diferente e especial, por causa da ligação umbilical de longa data.

Temos de jogar com os melhores. Angola está com um outro nível e tem uma equipa com muita qualidade. Passou com distinção no confronto diante da África do Sul, na deslocação a Joanesburgo. Portanto, é uma selecção a respeitar».

Angola leva vantagem nos jogos com moçambique
———————-

Após a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, Angola e Moçambique já se defrontaram em 20 ocasiões até então, sendo 13 amistosos, duas qualificações para o CAN, igual número do CHAN e três jogos da Taça Cosafa.

Dos confrontos já disputados, os Palancas Negras levam clara vantagem sobre os Mambas, tendo um registo de nove vitórias, quatro derrotas e sete empates. Angola detém a maior vitória frente à Moçambique (4-2), em amistoso disputado no Estádio Nacional da Cidadela, em 1990.

Em nove jogos realizados em Luanda, a Selecção Nacional perdeu somente um, ao passo que no reduto do adversário venceu quatro, perdeu três e empatou quatro.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023