A Selecção Nacional de hóquei em patins paralisou os trabalhos de preparação, por falta de verbas, visando a disputa da segunda edição do Campeonato Africano da modalidade, a disputar-se de 28 de Setembro a 4 de Outubro, no Cairo, Egipto.
O facto foi revelado, ontem, ao Jornal de Angola, pelo presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Dionísio Viegas, à saída do encontro com Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA).
O órgão reitor não está à altura de continuar a fazer face às despesas relacionadas com alimentação e ajuda de custos dos atletas e do corpo técnico. Apesar de os jogadores estarem a competir no Campeonato Nacional, Manuel Dionísio considera que esta é a altura de aprimorar os automatismos do grupo, tendo em vista a conquista do título.
O dinheiro que havia nos cofres da FAP foi gasto nas três primeiras semanas de preparação, às ordens do seleccionador espanhol Miguel Belbruno.
O plano de necessidades, relacionado com a participação em competições internacionais, foi apresentado em 2021. A um mês do embarque para o Cairo, ainda não existe uma certeza.
«O nosso orçamento foi reduzido à metade, mas a verba não foi disponibilizada pelo Ministério das Finanças até hoje. Daí o nosso apelo neste sentido. Além do Africano, temos outras despesas relacionadas com o Campeonato do Mundo, em Outubro, porque ter cá os angolanos que militam na diáspora, logicamente que os gastos são acrescidos», sublinhou o dirigente.
O hóquei patins é das modalidades que mais representou o país em Campeonatos do Mundo, a par do basquetebol e andebol. Por essa razão, Dionísio faz o apelo no sentido de ver resolvida a questão nos próximos dias, sob pena de comprometer os objectivos preconizados.
«Se eu disser que esta paralisação não trará consequências, estaria a ser desonesto. A interrupção de qualquer ciclo de preparação traz implicâncias, cria desconcertação e obriga a que o trabalho seja refeito, de alguma forma».
Para a prova sob a égide da World Skate África, constam da convocatória os atletas Dorivaldo Francisco, Wilson de Castro, Bernardo Domingos, Estêvão Dala, Adilson Diogo, Nilson Muiope, Fábio Faria, Francisco Eduardo, Erivaldo Domingos, Sérgio Lukukurico, João Furtado, José Albano, Mauro de Carvalho, Argentino Agostinho e Airton Chissanga.
Todo direito: Jornal de Angola