Durante o Programa “Recordar e Viver”, da Rádio Cinco, emitido no último domingo, 21, na Cidade do Porto, em Portugal, teve como convidado o ex-pugilista Tony Kikanga, que conquistou vários títulos ao serviço do Boavista, SL e Benfica, Team Elite e da selecção de Angola.
Para Tony Kikanga, a modalidade do boxe em angola está morta devido à falta de massificação aonde há talento.
«Em angola o boxe está morto, passaram várias gerações e não houve sequência. Haviam competições de boxe no mundo onde angola colocava 4 atletas, mas hoje, não se vê mais isso. Para mim, o boxe em Angola está morto».

Tony Kikanga, que ostenta mais de 12 títulos da modalidade, lamentou a falta de apoio aos clubes existentes e pediu para que o Ministério da Juventude e Desportos apoie as academias em angola a exemplo do que acontece noutras partes do mundo.
«Em angola não há formação de verdade para pugilistas. O Ministério dos desportos devia apostar mais na formação, tinha que se fazer distribui air jordan 1 retro low og sp varsity red hv6157 100ção de materiais de boxe nos bairros da Mabor, Cazenga, Palanca e Sambila, onde há muito talento. Aqui há ginásios sem qualquer condições como sacos e outros meios necessários».

O ex-campeão do mundo de categoria recordou que actualmente os pugilistas nacionais existentes ainda são do seu tempo, pelo que considera um fracasso.
«Se reparar os pugilistas de angola ainda continuam a ser os mesmos do meu tempo. Os “Piterflow, Manuel Domingos e tantos outros. Daí que digo que em Angola não estamos a apostar na formação do boxe. A modalidade regrediu. Antigamente tínhamos camoeonatos mas agora não há nada disso», considerou.
A ex-estrela do boxe angolano, Tony Kicanga, em 2013 foi campeão mundial de boxe profissional da versão do Conselho Universal de Boxe (UBC). Na altura, o facto mereceu rever NovogasShops - Air Jordan IV (4) "Freddy Krueger" Customs by Mache - JORDAN M SEAMLESS KNIT HEADBAND REVERSIBLEência do então Presidente José Eduardo dos Santos, numa mensagem de felicitação a Tony Kicanga pela conquista do primeiro título de campeão de boxe profissional na versão do Conselho Mundial de Boxe (UBC), na categoria de meio pesado, 76 quilos nike ja 1 scratch.
Residente em Portugal desde 1990, representou vários clubes locais, desde o Algés ao Boavista e FC Porto. Actualmente a sua última equipa a representar foi o Health Clube de Lisboa.
No seu currículo, tem títulos de campeão nacional angolano, em 1989, e português, de 1993, 1994 e 1995. O angolano foi finalista do mundial hispano em 1996, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Africanos em 1995, no Zimbabwe, e ouro em 1999 em Luanda. Como pugilista profissional, ostenta 12 títulos da versão da Associação Mundial de Boxe da Transcontinental (TWBA).






