É NOTÍCIA: Sílvio Sousa fica de fora das opções de Pep Clarós para a terceira janela de apuramento ao mundial

O extremo Sílvio Sousa constitui a principal baixa da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina que se prepara no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em...


O extremo Sílvio Sousa constitui a principal baixa da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina que se prepara no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Portugal, visando a disputa de 26 a 28 deste mês, em Abidjan (Côte d’Ivoire), da quarta janela Zona Africana de qualificação para a Copa do Mundo de 2023.

A indisponibilidade foi confirmada pelo seleccionador nacional, Josep Clarós, acrescentando que o atleta do Chorale Rosanne de França pretendia juntar-se ao grupo apenas cinco dias antes do evento, intenção que o técnico reprova.

Trata-se da terceira ausência de Sílvio a uma convocatória para esta campanha de apuramento ao Mundial, a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro, no Japão, Indonésia e Filipinas, após a primeira em Novembro de 2021, disputada em Benguela, e a segunda, no início de Agosto, decorrida igualmente em Abidjan.

Em declarações, sábado, à Rádio Cinco, o técnico espanhol deu igualmente conta da ausência do extremo de 16 anos, Paulinho Bala, do Zentro de Espanha, a pedido do seu pai, além de João Fernandes e António Monteiro, ambos não foram dispensados pelo clube onde actuam (Sporting de Portugal).

No entanto, o seleccionador particularizou a integração de Bruno Fernando (Houston Rocket da NBA) pela sua disponibilidade e disposição para o trabalho, acrescentando que o atleta tem sido um incentivo para os colegas.

A Selecção Nacional, que efectua há cerca de duas semanas um estágio pré-competitivo em Portugal, tem em agenda dois jogos de controlo contra o Sport Lisboa e Benfica e Sporting de Portugal, este último ainda por se definir.

Nesta penúltima fase, que apura as três melhores das duas séries (E e F), Angola figura no grupo E, onde cruza com Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Nigéria, Uganda e Guiné. Os hendecacampeões ocupam a terceira posição do Grupo, com seis pontos, atrás de Cabo Verde, segundo com sete, e Côte d’Ivoire na primeira posição com oito.

Integram a Selecção Nacional Childe Dundão, Dimitri Maconda, Gerson Domingos, André Nsingue (bases), Leonel Paulo, Jerónimo Luís, Francisco Go-mes, Joel António, Bamba Cissé e Ângelo Alexandre (extremos).

Completam o grupo Teotónio Dó, Aboubacar Gakou, Jilson Bango, Gelson Martins, Pedro Bangui e Bruno Fernando (postes).

Na primeira janela qualificativa, disputada em Benguela, Angola venceu a Guiné Conacry (75-59), RCA (78-48) e perdeu contra a Côte d’Ivoire (56-57).

Na segunda, tornou a bater a Guiné (85-65) e RCA (76-60) e foi derrotada, mais uma vez, pela Côte d’Ivoire (73-75).

Todo direito: JA

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023