É NOTÍCIA: 1º de Agosto anuncia desistência da Liga dos Campeões da CAF

O 1º de Agosto, vice-campeão do Girabola, não vai competir na edição 2022/23 da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, uma vez que não dispõe...


O 1º de Agosto, vice-campeão do Girabola, não vai competir na edição 2022/23 da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, uma vez que não dispõe de condições financeiras, para suportar a campanha da equipa na prova continental, após a redução orçamental de 800 para 200 milhões de Kwanzas mês, pelo Ministério das Finanças, por via do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, alegadamente por não haver prestação de contas pela direcção.

Paulo Magueijo ”Vice Presidente do 1º de Agosto

Na próxima semana, o conjunto do Rio Seco vai formalizar o pedido de desistência da competição, na secretaria da Federação Angolana de Futebol (FAF), de modo a não ser sancionado pela entidade reitora da modalidade no continente.

Em conversa com o Jornal de Angola, Fernando Barbosa “Barbosinha”, director- geral do 1º de Agosto, disse que «antes de tomarmos esta posição, contactámos várias instituições, no sentido de encontrarmos apoios financeiros. Os esforços envidados foram infrutíferos e não tínhamos como evitar a desistência da competição», lamentou, acrescentando, porém, que «não gostaríamos que as coisas terminassem desta maneira. Como é do domínio público, o clube passa por uma crise financeira sem precedentes, desde Outubro do ano passado. Estamos com sérios problemas financeiros para gerir o clube. Sofremos um enorme corte no bolo orçamental a que tínhamos direito. Dos 800 milhões de Kwanzas/ mês que recebíamos, passamos para 200. Com esse montante, fica difícil gerir um clube com o estatuto e a grandeza do nosso», desabafou o dirigente da agremiação militar.

Quanto à participação da equipa no Girabola 2022/23, Fernando Barbosa assegurou que está acautelada, mas descartou a disputa pelo título do campeonato. «Esta época não vamos lutar pelo título. Não fizemos grandes investimentos no plantel. Daí a razão de estarmos de fora da corrida pelo campeonato. Se tivéssemos saúde financeira assumiríamos, claramente, a disputa pela posse do troféu. Tínhamos de estar bem do ponto de vista financeiro. Esta época não fizemos as melhores contratações que pretendíamos. Com o orçamento que recebemos, não podemos assumir que somos candidatos. Na época 2022/23, não vamos lutar pelo título do Girabola. O objectivo é ficarmos em terceiro ou quarto lugar», revelou a antiga estrela do basquetebol do clube militar e da Selecção Nacional.

Todo direito: JA

Picture of Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023