É NOTÍCIA: Mais de 80 voluntários unem-se para salvar ex-pugilista “De Vasco” que está em “KO”

O antigo atleta que revolucionou o boxe profissional em Angola, Pedro Filomeno de Vasco, de 71 anos de idade, a muito que vive uma situação precária...


O antigo atleta que revolucionou o boxe profissional em Angola, Pedro Filomeno de Vasco, de 71 anos de idade, a muito que vive uma situação precária onde falta-lhe quase tudo.

“De Vasco” encontra-se em estado de saúde deplorável, clamando por apoio urgente das autoridades do país e da sociedade em geral. Por este facto, uma campanha de angariamento de bens e valores monetários decorre em todo o país, até Setembro próximo, com o objectivo de colmatar às carências sociais do antigo pugilista, Pedro Filomeno de Vasco, segundo apurou a ANGOP.

O “S.O.S DE VASCO“ já conta actualmente com 87 participantes, a acção é administrada pelos antigos praticantes Simão Muanda, António Mayamputo e Acácio da Cunha, numa altura em que já foram angariados 474.000,00 Kwanzas (quatrocentos e setenta e quatro mil).

Entre os bens, destaca-se uma lanterna (candeeiro a gás), um saco de arroz, uma caixa de massa alimentar, uma caixa de massa de tomate, uma caixa de óleo alimentar e um fogão, apurou ainda a ANGOP.
Os integrantes da iniciativa apelam a pessoas de bem e outras entidades a se juntarem à causa solidária.

“De Vasco” vive na sua terra natal na aldeia do Sumpi, a 30 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, numa casa sem as mínimas condições de habitabilidade.

Bastante debilitado, locomovendo-se com muita dificuldade, o homem, antes de um grande porte físico, está irreconhecível por conta da situação porque passa.

No entanto, a actual direcção ministerial manifesta total desconhecimento, mas garantiu que iria diligenciar junto da delegação afim, na província do Zaire, para que fosse prestada assistência social ao ex-campeão dos pesos pesados.

O antigo atleta notabilizou-se pela sua resistência nos ringues pelo seu forte golpe da direita. Geralmente vencia os combates por K.O.

Iniciou a sua carreira em 1968, aos 17 anos, em Kinshasa, capital da RDC, tendo anos depois assinado contratos profissionais com várias instituições desportivas da Europa (Itália, Luxemburgo e França).

Regressou a Angola em 1990 e disputou no mesmo ano vários combates profissionais, destacando-se a vitória sobre João Gomes, em 45 segundos dos oito assaltos previstos.

Fonte: ANGOP.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023