É NOTÍCIA: ATEFA entrega lista de treinadores licenciados para época 2022/23

A ATEFA–A Associação de Treinadores de Futebol de Angola– entregou a lista dos seus filiados licenciados (C, B e A) para orientarem as equipas principais na...


A ATEFA–A Associação de Treinadores de Futebol de Angola– entregou a lista dos seus filiados licenciados (C, B e A) para orientarem as equipas principais na época 2022-23.

Com ausência do consagrado treinador Luís Oliveira Gonçalves, 62 anos de idade, que conduziu Angola aos mundiais da Argentina 2001 (sub-20) e Alemanha 2006, o documento cedido a Federação Angolana (FAF) contempla mais de uma centena de técnicos licenciados pela Confederação Africana (CAF), nas diferentes categorias.

Os nomes dos treinadores Roque Sapiri, que na época passada orientou o vice-campeão Sagrada Esperança, Mateus Agostinho “Bondunha”, o Petro, em 2021, com licenças C, também constam da nota da ATEFA.

Recorde-se que, os dois referidos profissionais tiveram problemas com as respectivas equipas, aquando da participação nas Afrotaças, onde não puderam orientar no banco, por falta de licenças da CAF.

A treinadora feminina, Lourdes Lutonda, que já dirigiu a selecção nacional da classe, Flávio Amando, André Macanga, Carlos Cardeou e o Professor José Kilamba, entre outros, também figuram no grupo C.

Ainda da nota da ATEFA, anexada ao comunicado (nº26) oficial da FAF, assinada pelo seu presidente José Fernandes do Amaral “Zeca Amaral”, o mesmo também possui a certificação A.

Da referida (A), com menos pessoal, realce ainda para João Cláudio de Almeida Gomes “Miller Gomes”, João Costa e Raul Chipenda, este último que exerce funções na CAF.

Na certificação B, pode-se citar os antigos seleccionadores Fernando Jordão, Mário Calado, João Machado, bem como os treinadores Ivo Traça, Albano Silva e José Agostinho.

Para efeito, a ATEFA refere na sua comunicação que no âmbito do protocolo com a FAF, vem através desta, remeter ao Conselho Técnico Desportivo a listagem dos treinadores nacionais que possuem licenças CAF nas diferentes categorias, por formas a cumprir-se com as exigências da convenção do órgão continental.

Desta forma, garantir também que apenas estes treinadores estejam habilitados a dirigirem as equipas principais no próximo Girabola2022-23, conforme deliberações anteriores da FAF. Assim sendo, solicita-se que por via do comunicado oficial, sejam informados os clubes participantes no Girabola2022-23, desta exigência.

A FAF divulgou o calendário oficial da época desportiva de 2022-23, que inicia no dia 28 de Agosto próximo, com a disputa da Supertaça.

O Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola2022/23) tem início dia 03 de Setembro de 2022 e termina a 21 de Maio de 2023.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023