É NOTÍCIA: APF’S pedem a FAF verbas disponibilizadas pela FIFA para futebol feminino

Em carta enviada à FAF, as Associações Provinciais de Futebol (Apf) solicitam a Federação Angolana de Futebol (FAF) a entrega a referidas associações a verba disponibilizadapela...

Em carta enviada à FAF, as Associações Provinciais de Futebol (Apf) solicitam a Federação Angolana de Futebol (FAF) a entrega a referidas associações a verba disponibilizada
pela FIFA, no âmbito das políticas de fomento do futebol feminino.

As associações Provinciais de Futebol do Uíge, Luanda, Bié,
Bengo, Cuanza-Norte, Malanje, Namibe, Cunene, Cabinda,
Cuando Cubango, Moxico e
Huambo assinaram a lista apresentada ao órgão reitor do futebol angolano.

A decisão saiu de uma reunião realizada via Zoom, em que interveio a vogal de direcção da FAF para o futebol feminino, Sónia Anastácio, e um membro do Conselho Técnico Desportivo, em que solicitam um apoio financeiro para a participação das respectivas selecções provinciais no Torneio Nacional da modalidade, marcado para o período de 18 a 29 do corrente, na cidade do Lubango, província da Huíla.

Assim sendo, as filiadas da FAF sugerem a utilização das verbas disponibilizadas pela FIFA, no âmbito das políticas de fomento do futebol feminino, anunciadas pelo presidente Gianni Infantino, em 2019, aquando da visita a Angola.

Na altura, a entidade que superintende o futebol mundial atribuiu um subsídio de 500 mil Euros à federação angolana, especificamente para projectos relativos ao futebol das senhoras.

O destino dado a estas verbas não têm sido consensual entre os fazedores da modalidade, que esperam por uma actuação melhor, para a inversão do actual quadro considerado crítico da modalidade na vertente
feminina.

«Com base no valor proveniente da FIFA, destinado ao desenvolvimento do futebol feminino, avaliado em 500 mil dólares, que seja determinado um valor para distribuição às 18 províncias, para que as APF cubram algumas despesas para o alavancar do futebol feminino no país», lê-se na referida carta.

Na mesma missiva, as APF solicitam que seja disponibilizado um valor que sirva de incentivo às selecções participantes do torneio.

Fonte: JD

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023