A selecção angolana que terminou a sua participação na 48.ª edição do Mundial de Natação, que decorre em Budapeste, Hungria, ficou sem medalha, ontem, segunda-feira. O atleta Pedro Pinotes terminou a prova de cinco quilómetros, no lago Lupa Beach, e cronometrou o tempo de 1 hora e 15 segundos.
O nadador, que actua no Sporting de Portugal, ficou três minutos e sete segundos distante da sua marca anterior (57: 22. 80) registada no mundial de 2017, que também decorreu naquele país europeu.
Assim sendo, está concluída a participação de Angola no evento, no qual Salvador Gordo, que evolui na Suécia, foi o destaque do combinado nacional ao estabelecer o recorde nacional nos 50 metros mariposa, com o tempo de 25 segundos e 4 décimos.
Integraram igualmente a Selecção Nacional, os nadadores Henrique Mascarenhas, Lia Lima e Maria Freitas.
O Campeonato, que encerra no dia 03 de Julho, é líderado pelos Estados Unidos de América com um total de 45 medalhas (17 de ouro, 12 de prata e 16 de bronze).
A Itália é a segunda colocada com 16 medalhas (sete de ouro, quatro de prata e cinco de bronze), seguida da Austrália, com 17 (seis ouro, nove de prata e duas de bronze).
A África do Sul é o único país africano que medalhou até o momento, ocupando a 21ª posição do quadro, com uma de bronze.
Fonte: ANGOP