Numa entrevista concedida ao site sul-africano Iolsport, Pitso Mosimane, técnico do Al Ahly do Egipto, dentre vários pontos abordados na entrevista, questionou o porquê da ausência de jogadores brancos na Premiership DSTV, denominação da Liga sul-africana de futebol.
O ex-técnico do Bafana Bafana e Mamelodi pede para que seja feita uma investigação. No seu entender alguma coisa vai mal.
«Nas escolas de futebol temos meninos brancos a jogarem futebol. Por que razão não vemo-os jogarem na Liga principal PSL? Há tantos meninos brancos jogando futebol», questionou.
Pitso Mosimane argumentou que tem seu filho numa escola de futebol e tem visto muitos jovens brancos com talento, porém, nunca chegam à Liga principal.
«Meu filho tem 13 anos e joga contra jogadores brancos talentosos. Eu me pergunto por que não os temos nas primeiras equipas. Qual é o problema? Temos que investigar isso. Temos que verificar essas coisas», alertou.
Aos 57 anos, Pitso Mosimane lançou uma escola de futebol no seu país, África do Sul, para dar a oportunidade de milhares de crianças naquele país, que sonham com o futebol profissional.