É NOTÍCIA: Crise na Federação de Boxe paralisa modalidade no país

Continua o braço de ferro na Federação Angolana de Box (FABOXE). A situação é resultante do último processo eleitoral, para o ciclo Olímpico 2020-24, que foi...


Continua o braço de ferro na Federação Angolana de Box (FABOXE). A situação é resultante do último processo eleitoral, para o ciclo Olímpico 2020-24, que foi considerado irregular pelo Ministério da Juventude e Desportos, que culminou com a reeleição de Carlos Luís, como Presidente da Federação Angolana de Boxe.

O período de crise que vive o box no país, já perdura há dois anos, sendo que até ao momento não há qualquer resolução da situação.

Carlos Luís, após cumprir dois mandatos consecutivos, o dirigente foi reeleito no dia 7 de Dezembro de 2020, em lista única (A), na altura a Comissão Eleitoral impediu a candidatura de Simão Muanda (lista B), antigo tricampeão africano da Região Austral.

Na altura, argumentou-se que Simão Muanda não podia concorrer à presidência da federação, por alegadamente constar da sua lista dois elementos com dívida na FABOXE, bem como deficiências na subscrição de candidatura e falta de ética por parte do mandatário.

Segundo o MINJUD, a alegação da lista (A) de existência de indivíduos devedores no grupo concorrente não foi aceite por insuficiências de provas.

O órgão reitor do desporto nacional considera ainda a prestação de contas em Assembleia-geral, um imperativo estatutário que não foi cumprido pelos associados.

Recorde-se que o boxe angolano, num passado recente, conquistou vários títulos africanos e mundiais, conferindo visibilidade externa ao país a nível do desporto, particularmente ao Box.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023