É NOTÍCIA: Bruno Fernando sem comunicação com a FAB desde o anúncio da convocatória

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) aguarda pela comunicação do poste Bruno Fernando, para integrar os treinos da pré-selecção nacional, visando a disputa da 2.ª etapa...


A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) aguarda pela comunicação do poste Bruno Fernando, para integrar os treinos da pré-selecção nacional, visando a disputa da 2.ª etapa de qualificação ao Campeonato do Mundo, na Ásia.

Esta fase terá lugar de 27 de Junho a 5 de Julho próximo, na Côte d’Ivoire.

O jogador do Houston Rockets, que consta da convocatória do treinador espanhol Pep Clarós, até ontem (quarta-feira), dia do início da preparação, em Luanda, ainda não deu sinal à FAB, mesmo depois da comunicação oficial, segundo o vice-presidente do órgão reitor, Sílvio Lemos.

O único angolano a actuar na Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) esteve ausente do Afrobasket´2021, no Rwanda. Também na primeira janela de apuramento ao Mundial de 2023, por questões de calendário da “Summer League” Norte-americana, onde esteve em adaptação pela ex-equipa, o Boston Celtics.

Na mesma situação, está o extremo Sílvio Sousa (CMMB/USA), que ficou um tempo sem jogar devido a processo judicial no tribunal americano, do qual foi absolvido, em Agosto de 2021.

Os jogadores do Petro de Luanda, que estiveram envolvidos e ocuparam a segunda posição na fase final da Liga Africana de Basquetebol (BAL), no Rwanda, já integraram a pré-selecção, hoje, na sede da FAB, no Complexo da Cidadela.

Sobre outros integrantes que actuam no exterior, começaram a chegar ontem ao país, provenientes da Holanda, na quinta-feira (hoje), Portugal, e segunda-feira (6) dos Estados Unidos da América.

Falando à ANGOP, após a concentração da equipa nacional, Sílvio Lemos deu a conhecer que os trabalhos de preparação começaram ontem, às 18h00, no pavilhão Victorino Cunha.

O grupo vai dar sequência a sua preparação na província de Malanje, por um período de cerca de 10 dias, seguindo depois para Benguela, onde de 17 a 19, disputa um torneio internacional, com a presença das selecções de Cabo Verde, Moçambique e uma angolana de sub-22.

O seleccionador Pep Clarós garantiu que o colectivo estará focado no trabalho, visando a qualificação da equipa nacional.

Sublinhou que “o mais importante é termos um grupo engajado na preparação e determinado em lutar por resultados positivos” .

«Vamos treinar afincadamente, procurando potenciar as nossas capacidades, para superar as dificuldades competitivas e conseguir o apuramento», disse.

Acrescentou que, em competições do género, não existem facilidades, pois os adversários são fortes, mormente a Côte D’Ivoire, que ostenta o título continental.

Nesta fase, Angola estreia-se diante da Côte d’Ivoire, depois joga com a Guiné Conakry e RCA.

A Selecção Nacional ocupa a segunda posição do grupo C, com cinco pontos.

A tabela é liderada pela Côte d’Ivoire, com seis pontos, a RCA tem três e a Guiné quatro pontos.

O Campeonato do Mundo disputa-se na Indonésia, Filipinas e Japão, de 25 de Agosto a 10 de Setembro.

A selecção angolana participou em sete edições do Campeonato do Mundo, sendo, (Espanha’1986), (Argentina’90), (Canadá’94) liderada pelo técnico Victorino Cunha.

Nos Estados Unidos’2002, Mário Palma, 2006 (Japão’2006, Alberto de Carvalho “Ginguba”.

NaTurquia’2010, Eduardo Magalhães), (Espanha’2014, Paulo Macedo) e Japão’2019, (William Voigt).

Eis a convocatória:

Bases: João Oliveira (ASA), Dimitri Maconda (Aris da Holanda), José Nseka (Desportivo Kwanza), Kenneth Manuel (1º de Agosto B),Childe Dundão, Gerson Domingos ,Gelson Gonçalves (Petro de Luanda).

Extremos: Glofate Buiamba (Interclube), Jerónino Luís (1º de Agosto B), Sebastião Quicuame (Vila Clotilde), Geovani Kibinga (ASA), Anatoli Leandro (Desportivo do Kilamba), Wilson Ambrósio (1º de Agosto), Alóisio Andrade (Desportivo Kwanza), Carlos Morais(Petro de Luanda).

Extremos postes: António Monteiro (Sporting de Portugal), Sadraque Nganga (Boise St. Dos Estados Unidos), Paulinho Bala (Zentro de Espanha).

Postes: Eduardo Francisco (Sport Lisboa e Benfica), João Fernandes (Sporting de Portugal), Jilson Martins (ASA), Teotónio Dó (1º de Agosto), Sílvio Sousa (Chattanooga Mocs Men’s Basketball dos Estados Unidos), Jilson Bango (1º de Agosto), Jorge Filipe (1º de Agosto B) e Bruno Fernando (Houston Rockets dos Estado Unidos), Leonel Paulo (Petro de Luanda).

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023